Seguindo a programação da II fase do projeto pioneiro da OAB-CE, as subsecções da Serra da Ibiapaba e de Sobral receberam a comitiva da Ordem cearense nesta terça-feira (27/03). Diretoria e membros da OAB-CE se reuniram com os advogados e advogadas da região que tiveram a oportunidade de expor críticas, elogios, queixas e recomendações em prol do fortalecimento da classe.

Na Serra da Ibiapaba, pela manhã, o encontro aconteceu na sede da subsecção. À frente dos trabalhos, o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota. Também estiveram presentes Erinaldo Dantas, presidente da CAACE; Alberto Fernandes, presidente da subsecção da Ibiapaba; José Inácio Linhares, diretor das subsecções e Irabela Fernandes, presidente da CAACE Ibiabapa. Na ocasião, o diálogo foi norteado pelas seguintes questões: banalização da indenização de danos morais, instalação da Justiça Federal na Região, desgaste com magistrados da Justiça do Trabalho e Aviltamento de honorários.

Ao iniciar sua fala, Marcelo Mota, relembrou o papel da Ordem cearense em defesa de diversos aspectos relacionados ao fortalecimento da classe. “Foram causas em que a advocacia teve dificuldades, mas com o empenho de todos lutamos pelas custas judiciais e contra a extinção de comarcas, que viria a ser o maior retrocesso da historia da Justiça”, lembrou. “Esse momento é importante, pois proporciona uma reflexão e podemos nos irmanar na busca pelo fortalecimento da classe”, acrescentou.

José Inácio Linhares, diretor das subsecções, destaca o papel do projeto, que para ele representa um comprometimento de toda a diretoria com o interior. “Varias demandas do foram colocadas e isso faz com que possamos estar mais perto da advocacia. O advogado do interior e a advocacia da capital tem que ser tratado da mesma forma, e esse projeto representa bem isso”, disse.

“A presença da diretoria da OAB-CE representa um momento muito importante, pois podemos dialogar, sugerir e falar sobre as nossas necessidades. Esse projeto vem para somar com a advocacia interiorana e fortalecer a advocacia”, frisou o presidente da Subsecção da Serra de Ibiapaba.

Durante a tarde, a Faculdade Luciano Feijão foi o palco do encontro da diretoria com a advocacia que compõe a subsecção de Sobral. Rafael Pereira, presidente da subsecção de Sobral; Sávio Aguiar, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-CE, e Ismenia Ponte, diretora do curso de direito da faculdade Luciano Feijão integraram a mesa junto à diretoria da Ordem.

O presidente da subsecção de Sobral, Rafael Ponte, considera que o projeto proporciona um compartilhamento de informações entre a diretoria da Seccional e a advocacia do interior. “Fico muito feliz em poder contribuir e levar demandas da região norte. Realmente é um resultado efetivo e fico feliz por isso. A advocacia também se sente movida, por ver o desejo da diretoria em atender o advogado do interior da mesma forma que atende o advogado da capital”, concluiu.