Na manhã desta quinta-feira (26/04), teve início o II Seminário de Direitos Humanos para os Profissionais de Segurança Pública. O evento, que foi realizado na sede do Ministério Público,  é uma iniciativa da Comissão de Diretos Humanos em parceria com a comissão de Direito Militar e Comissão de Segurança Pública. O seminário traz para discussão temas como modificações legislativas e a eficácia no combate à criminalidade, sistema penitenciário e igualdade de gênero na segurança pública.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deodato Neto, os profissionais de segurança pública enfrentam à violação dos diretos humanos no exercício da sua profissão. “O evento de hoje é importante para aproximar os profissionais de segurança pública aos direitos humanos. Assim, estamos difundindo o tema e desmistificando, pois é importante que a categoria tenha a acesso essa informação”, ressalta.

Segundo o presidente da Comissão de Direito Militar, Marcus Luna, o seminário é importante para quebrar o preconceito em relação aos Direitos Humanos. “Tivemos o cuidado de trazer diversos temas relevantes para engrandecer a o debate e sanar dúvidas. Os profissionais de segurança pública também precisam saber mais sobre os direitos humanos, além de perceber que os dois devem trabalhar lado a lado”, afirma.