A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará será homenageada, na próxima quarta-feira (02/05), em virtude dos 85 anos consagrados em 2018. A sessão solene ocorrerá no Plenário 13 de maio da Assembleia Legislativa, a partir das 14h. O requerimento é do deputado Audic Mota.

O presidente Marcelo Mota destaca que a homenagem é uma expressão do papel da Ordem cearense, que ao longo dos 85 anos é pautada pela defesa da sociedade e pelo Estado Democrático de Direito. “A OAB-CE é uma casa cidadã e trabalha incessantemente em prol dos interesses da classe e consequentemente da sociedade. A Assembleia Legislativa é a casa do povo, por esse motivo essa homenagem é louvável e nos enche de muito orgulho e mais motivação para continuar trabalhando”, disse.

Memória

No dia 7 de janeiro de 1933, durante uma reunião realizada no prédio da Praça do Ferreira onde funcionava o Fórum de Fortaleza, conhecido como Solar do Pachecão. Os advogados Edgar Cavalcante de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto começaram a construir a história da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Ceará. A pauta da reunião era uma missão nobre que eles haviam recebido do Instituto dos Advogados do Ceará: instalar a Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados.

Formado o quadro, no dia 30 de março de 1933 foi realizada a primeira assembleia para compor a diretoria da OAB-CE que ficou formada da seguinte maneira: Edgar de Arruda, na presidência; Dolor Uchôa Barreira, na vice-presidência; Francisco Saboia, na primeira-secretaria; Clodoaldo Pinto, na segunda-secretaria e José Martins Rodrigues, na tesouraria. Esta é a data considerada como a de efetiva instalação da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.

Atualmente, tendo à frente o presidente Marcelo Mota. A Ordem desenvolve um papel de cidadania que discute temática de interesse da sociedade seja por meio de audiência pública, eventos em praças públicas ou inspeções. Cerca de 67 comissões também reforçam o papel da Ordem cearense como a casa do povo.

Sessão Solene em Comemoração aos 85 anos da OAB-CE
Local: Assembleia Legislativa (Plenário 13 de maio)