O diretor de relações institucionais da OAB-CE, Pedro Bruno Amorim, juntamente com a Comissão de Direito da Tecnologia da OAB-CE, representada pelo presidente Renato Torres, estiveram na última sexta-feira (18/05), participando da inauguração das instalações próprias para realização de audiências com réus presos por meio do sistema de videoconferência. Os representantes da Ordem cearense foram recepcionados presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, e compôs a comitiva ao lado da vice-governadora Izolda Cela e da titular da Sejus, Socorro França. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento da ferramenta, acompanhando uma audiência.

Para Renato Torres, presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da OAB-CE, a iniciativa vai contribuir para a celeridade processual. “O preso não vai mais precisar se deslocar até o Fórum ou qualquer outro local para realização da audiência, então isso vai economizar tempo e vai possibilitar uma segurança maior para todos os envolvidos”, explica.

O presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, destacou que a iniciativa, resultado de convênio com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). “Visamos reduzir significativamente o deslocamento de presos até o Fórum, dando maior rapidez ao andamento dos processos, reduzindo custos e contribuindo com a segurança de magistrados e servidores do Judiciário, dos operadores do Direito e da sociedade”, disse.

A estrutura conta com cinco salas equipadas especificamente para essa finalidade, localizadas no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), além de um equipamento móvel, que estão conectadas com seis unidades prisionais do Estado (CPPLs II, III e IV, IPPOO II e presídios de Pacatuba e Caucaia).