Na manhã desta segunda-feira (21/05), a OAB Ceará deu mais um passo em relação à parceria com o INSS Digital. No Conselho Seccional da Ordem, advogados e advogadas estiveram em um momento de capacitação sob a orientação de representantes do INSS, com o objetivo de auxiliar no manuseio do programa INSS Digital. Membros da Diretoria e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE se fizeram presentes. Houve também transmissão ao vivo pelo site.

O presidente da Ordem cearense, Marcelo Mota, informa que a OAB Ceará irá disponibilizar um tutorial, que irá ficar no site para atender os advogados e advogadas de todo o Estado, independente dos cursos presenciais. “Essa iniciativa visa oportunizar à toda a classe o acesso aos esclarecimentos do conteúdo.  Isso é importante porque o sistema é novo, portanto precisamos auxiliar à advocacia na compreensão dele”, destaca Marcelo.

Erismar Pureza, coordenador do Polo Digital do INSS Fortaleza, destaca que a parceria representa proximidade. “Agora será possível protocolar da sua casa ou escritório sem se preocupar com um agendamento para três, quatro meses; ir a uma agência, aguardar atendimento para ser analisado o requerimento e concedido o benefício”, explica Erismar.

Seguindo coro às considerações positivas da iniciativa, a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, Regina Jansen, destaca que a parceria é um marco. “Com a capacitação, os advogados, nesse momento, já podem atuar na via administrativa, e por meio do site da OAB fazer seu requerimento junto ao INSS Digital. Foi uma manhã que celebrou uma grande conquista”, concluiu.