No último sábado (23/06), a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE esteve presente na inauguração da Casa da Mulher Brasileira, que prestará atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O complexo também reúne serviços de triagem, apoio psicossocial e promoção de autonomia econômica.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, “o local está preparado para receber vítimas das mais diversas situações decorrentes da violência doméstica. Será um instrumento muito importante na luta pelos direitos das mulheres”, explica.

Para a presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Manuela Praxedes, a inauguração é uma grande vitória para as mulheres que sofrem qualquer forma de violência doméstica. “Ter todos os equipamentos funcionando em um mesmo local proporciona à mulher vítima de violência um atendimento mais digno e mais acolhedor”.

A vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques, comenta que a Ordem estará vigilante no funcionamento do equipamento. “Esse projeto tem tudo para ser um excelente aliado na luta contra a violência doméstica, por isso precisa estar funcionando de forma correta. A OAB, por meio da Comissão da Mulher, estará sempre atenta para que os direitos das mulheres sejam garantidos e para que as mulheres vítimas de violência tenham todo o aparato possível”, disse.

O projeto é fruto de parceria entre o Governo do Ceará, Governo Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Prefeitura Municipal de Fortaleza. O equipamento foi cedido ao Governo do Estado, que deve ser o responsável pela manutenção do prédio durante os próximos 24 meses.