Teve início na tarde desta sexta-feira (08/06), o II Congresso Brasileiro de Direito Sindical, no Hotel Vila Galé. Realizado pela Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, o evento, que segue até sábado (09/06), tem como tema: “Reforma trabalhista – Desafios e perspectivas”. A mesa de abertura foi conduzida pela presidente da Comissão, Jane Eire Calixto, ao lado do presidente Marcelo Mota e demais representantes da Ordem. A cerimônia contou com a participação do Coral da OAB.

Durante os dois dias de programação, juristas e grandes nomes nacionais e do cenário local estão reunidos para discutir os mais variados aspectos relacionados ao tema central, o que para o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, engrandece a realização. “Este é um evento de caráter nacional e trata de uma temática muito importante e valorosa para os colegas de profissão, pois envolve o dia a dia da advocacia e afeta diretamente o cidadão”, disse.

Jane Eire Calixto destaca que o evento é um momento de se discutir, buscar alternativas, resistir e reaver os direitos dos trabalhadores. “A reforma trouxe muitas alterações. Desta forma,  é importante para os advogados trabalhistas, entidades sindicais, juízes e todos que militam na Justiça do trabalho”, explica.

Conferência de abertura

A Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaide Alves, proferiu a palestra de abertura do Congresso. Para Delaide, a reforma atende o reclame de um segmento da sociedade e foi baseada em dados equivocados, sem participação popular. “Essa reforma foi feita em tempo recorde e sem a necessária discussão com a sociedade, a exemplo de outras alterações que o Brasil fez”, lembra.

Palestra – A Reforma Trabalhista

A segunda atividade do primeiro dia de programação do evento contou com a participação do juiz do TRT7a. Região, Germano Silveira, e do procurador do Trabalho da 7a Região, Gerson Marques. O membro da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Paulo Henrique, participou como presidente de Mesa.