Uma pesquisa de grande abrangência feita pelo Conselho da Justiça Federal promete ouvir os mais variados setores sobre o funcionamento dos sistemas de processo eletrônico da Justiça Federal. A OAB Ceará ressalta a importância da advocacia cearense na pesquisa e convoca a todos os advogados e advogadas a participar do estudo, que será feito até o dia 15 de junho. Para acessar ao formulário, clique aqui.

Quem participar da pesquisa poderá responder a questionamentos sobre as estratégias de implantação dos sistemas, suas funcionalidades e usabilidade, além de sugerir melhorias. Com base nos resultados, a Justiça Federal promete desenvolver ações no PJe para aperfeiçoar os sistemas e incrementar os serviços oferecidos, bem como adequar as estratégias de informatização do processo judicial. Para o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, este é um meio para a advocacia verbalizar suas críticas e sugerir mudanças a sistemas como o PJe e E-proc.

Além das advogadas e advogados, também poderão participar da pesquisa magistrados e servidores, integrantes do MP e as pessoas que figuram como partes ou interessados em ações judiciais. O questionário inclui perguntas sobre os mecanismos de segurança, benefícios na utilização dos sistemas digitais e facilidades na realização de atos processuais.