Por determinação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Cassio Telles, está em Goiânia nesta quinta-feira (30) onde acompanhou o júri dos acusados de ter enviado pacote com uma bomba para o advogado Walmir Oliveira da Cunha, em julho de 2016.

“O Conselho Federal da OAB segue com o compromisso inarredável de acompanhar de perto os casos de violações de prerrogativas da advocacia, sobretudo aqueles que envolvam algum tipo de violência, exatamente para tomar as medidas corretas, exemplares e adequadas. A Seccional goiana da Ordem, desde que tomou conhecimento do fato, agiu de imediato para elucidar os acontecimentos e, posteriormente, comunicou o Conselho Federal. Reafirmamos os compromissos com a plenitude, independência e efetividade do direito de defesa que a advocacia exerce em favor da sociedade”, aponta Cassio Telles.

Os presidentes da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Goiás, David Costa, e da Comissão de Acompanhamento Forense da Seccional, Fabrício Britto, também estiveram na sessão que aconteceu no Fórum Criminal de Goiânia nesta quinta-feira, 30. O vice-presidente da OAB Goiás, Thales José Jayme, é assistente da promotora de Justiça que fará a acusação, Renata Oliveira.

Para David Costa, “a advocacia é o pilar e defensora do estado democrático e não pode sofrer qualquer tipo de atentado”. Fabrício Britto, por sua vez, ressalta que “a OAB lutará incansavelmente contra todo e qualquer tipo de ameaça contra a vida de Advogados e seus familiares”.

Coordenação Nacional

Recentemente, na sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional realizada no início de agosto, foi informada a criação de uma Coordenação de atuação nacional para buscar identificar as possíveis causas da crescente onda de violência que assola a advocacia, causando – inclusive – dezenas de assassinatos diretamente ligados ao exercício profissional.

Fonte: Conselho Federal