A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), por seu presidente Marcelo Mota, o Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), através do seu presidente, Cleto Gomes, e o Centro de Defesa do Advogado e da Advocacia, por seu coordenador, José Navarro, sobre um vídeo veiculado nas mídias sociais constatando que presos estavam ocupando a Sala da OAB/CE, no Fórum de São Gonçalo do Amarante, esclarecem aos advogados que, em resposta ao Ofício remetido pela OAB/CE, o Juiz da referida Comarca Remeteu o Ofício nº  1919/2018, justificando os motivos que levaram o Magistrado a tomar a decisão,  assegurou que fatos desta natureza não irão mais ocorrer, como constou do citado oficio:

“Fiz essa contextualização para explicar o que de fato aconteceu no dia anterior. Reconheço que a utilização da sala da OAB gera desconforto e insatisfação de alguns advogados, porém, no dia, não havia outro local onde pudesse acomodar os presos. Digo que a utilização da sala foi feita de maneira excepcional e emergencial, apenas para viabilizar a realização de audiências programadas.
Não sendo intenção desse Magistrado restringir direitos dos advogados, ou mesmo, suprimir prerrogativas que de já digo que respeito. A sessão da sala aos profissionais da OAB é e será respeitada por esse Juízo.

Reconheço o excelente trabalho que a OAB vem realizando em favor da população e de seus associados, sempre zelando pelas prerrogativas de forma independente e respeitadora.
(…)
Externo que oficiei ao Presidente do Tribunal de Justiça cobrando algumas providências para resolver esse problema, requerendo a construção de uma sala própria onde os réus pudessem ficar enquanto aguardam sua audiência.  

Assim, termino esse ofício apresentando a V. Exa. minhas sinceras desculpas e meus protestos de apreço e distinta consideração, cediço que tais fatos não mais irão se repetir, já que tudo está sendo feito no sentido de implementar as correções necessárias para solver a questão.”

Entenda o caso aqui.
Leia o ofício aqui.
Os Presidentes da OAB/CE e do TDP/OAB/CE, assim como o Coordenador do Centro de Defesa do Advogado e da Advocacia reafirmam o compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas do advogado e valorização da advocacia.