Na sede da Justiça Federal, durante solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (03/09), a OAB-CE participou da implantação do Sistema PJE 2.x. O novo ambiente virtual, que deve beneficiar a advocacia, vai simplificar o acesso a todas as varas em uma só base, com todo o acervo. O projeto piloto fica na 35ª Vara da Justiça Federal até o final de novembro.

O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, ressaltou que o primeiro momento é de adaptação, mas que a implantação representa um aliado da tecnologia com o exercício profissional da advocacia. “Vamos dar contribuições, seja estimulando a advocacia ou verificando eventuais falhas. Para que juntos com o poder judiciário, atendendo a esse chamado, possamos evoluir”, disse.

Cintia Brunetta, juíza da 35ª Vara onde será feito o piloto da implantação, destaca que o novo sistema deve ajudar na celeridade dos processos. “Além de formas de automação, uso de inteligência artificial no processo e substituição do homem em algumas atividades manuais que exigem cognição mais profunda. Isso tudo vai gerar uma economia financeira e de recursos humanos”, destaca.

A implantação deve contribuir para que haja uma Justiça mais célere, segundo a expectativa da advogada Alyssandra de Paiva, que protocolou o primeiro processo já na plataforma do novo sistema. “Esperamos que venha para inovar e aprimorar o sistema jurídico. Com a uniformização dos sistemas, acredito que as partes envolvidas devem ser beneficiadas”, concluiu.