No Teatro do Shopping Riomar Fortaleza, foi realizado na tarde desta quarta-feira (05/06), o primeiro dia de programação do Simpósio Internacional de Combate à Corrupção, com o tema “Instigação Criminal”. O evento, que segue até amanhã, tem como objetivo discutir medidas de combates a corrupção no Brasil, e conta com a realização da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e com o apoio da Comissão de Controle dos Gastos Públicos da OAB-CE.

Reginaldo Villar, presidente da Comissão de Controle dos Gastos Públicos da OAB-CE, destaca que a Ordem cearense participa de forma importante no evento com o objetivo de contribuir acerca de medidas efetivas no combate à corrupção. “O Brasil ainda sofre muito com isso. Assistimos diariamente notícias de descasos em nosso país. Todas as medidas discutidas aqui são uma forma de combater a má formação das pessoas. Queremos que essa formação seja baseada na ética e transparência”, disse.

Já o delegado de Polícia Federal e membro da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no Ceará, Conrado de Almeida, ressaltou a significativa participação de profissionais que contemplam todas as carreiras jurídicas e que atuam na investigação criminal. “Estivemos aqui em busca de meios que tornassem mais eficiente o combate. Sem que houvesse qualquer prejuízo para os direitos fundamentais dos envolvidos”, acrescentou.

Professor e palestrante do evento, o português José Fontes defendeu que a cultura de transformação passa pela educação. “Nada se faz sem a educação e essa é a grande aposta para criar uma cultura de segurança. Esse deve ser um dos primeiros investimentos a serem feitos, pensando já em contribuir com as novas gerações”, concluiu.