“A Situação Atual do Sistema Carcerário Cearense” foi o tema do debate realizado na Unifor , na última segunda-feira (10/09). O evento foi promovido pelo curso de Direito da Unifor e para apresentar a palestra estiveram presentes o presidente da comissão de direito penitenciário, Márcio Vitor Albuquerque, e a secretária de Justiça e Cidadania, Socorro França.

O debate trouxe para o centro das discussões o sistema carcerário , a crise na segurança publica e a situação das facções. Segundo o presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Marcio Vitor Albuquerque, o evento teve o objetivo de levar esses temas de relevâncias para o meio acadêmico, com intuito de promover a discussão e compreender a real situação do Estado.” É importante divulgar o que está acontecendo para o mundo acadêmico , pois é tema de pesquisa e de interesse da sociedade. Hoje, tivemos muitas sugestões e criticas ao sistema, o que colabora diretamente para que possamos avaliar medidas para melhorar a situação”, explica.

De acordo com a secretária de Justiça, Socorro França, existem dificuldades na hora de ressocializar os ex-detentos. “ Dentro da própria sociedade, o preconceito ainda é grande. É importante discutir o tema para desmistificar isso e para que seja possível que esses detentos encontrem trabalho quando saírem do sistema carcerário”, esclarece.

Também estiveram presentes compondo a mesa, o promotor militar, Antônio Cerqueira; o advogado criminalista, Delano Cruz; a delegada de polícia civil, Yasmim Ximenes; o delegado de polícia civil, Jacob Stevenson; o juiz federal, Agapito Machado; a advogada, Mônica Melo; a diretora do curso de direito da Unifor, Katherine Mihaliuc, e o professor de direito penal, Fábio Holanda. Todos os nomes citados fazem parte do quadro de professores da Universidade de Fortaleza.