Nos próximos 23, 24 e 25 de outubro, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem cearense, realizará, no Centro Universitário Farias Brito, O III Congresso Estadual de Direitos Humanos, que tem como temática principal “Consolidação, Expansão e Aperfeiçoamento dos Direitos Humanos no Contexto Social Contemporâneo”. Os participantes terão desconto na anuidade 2019. Clique aqui e faça sua inscrição.

A mesa de abertura contará com a participação do presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, Everardo Patriota, bem como o presidente da Comissão de DH da OAB-CE, Deodato Ramalho Neto. Dentre os temas a serem abordados no decorrer da programação, ganham destaque: Direitos Sociais e do Trabalho no Brasil Contemporâneo, Democratização da Mídia, Gênero e Direitos Humanos, dentre outros.

“A OAB está trabalhando pela educação em direitos humanos, principalmente nesse momento em que há muito preconceito e intolerância no nosso país. Queremos mostrar a importância desses direitos para a sociedade e para advocacia, já que os advogados e advogadas são instrumentos que fazem valer os direitos dos cidadãos e por isso sem advocacia não há direitos humanos, independente da sua ideologia política. O objetivo é estimular discussões acerca dos direitos humanos e dos desafios que estamos enfrentando”, disse o presidente da Comissão, Deodato Ramalho Neto.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

23 DE OUTUBRO

Local: Espaço da palavra

19h – Mesa de Abertura
REFLEXÃO ACERCA DOS 30 ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

Palestrantes:

Everaldo Bezerra Patriota – Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB

Deodato Neto – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB – CE

Mediadora:
Lídia Valesca – Socióloga e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos

24 DE OUTUBRO

Local: Espaço da Palavra

8h – DIREITOS SOCIAIS E DO TRABALHO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

Palestrantes:

Beatriz Rego Xavier – Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e professora da UFC

David Moreno Montenegro – Sociólogo e professor do IFCE

Mediadora:
Katiane Teixeira – Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB-CE

16h – TERRITÓRIO, MORADIA E MEIO AMBIENTE: TENSÕES E CONFLITOS NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.

Valeria Pinheiro – Laboratório de Estudos da Habitação da UFC

Weiber Tapeba – Liderança Indígena e vereador do município de Caucaia

Mediadora:  Helena Stela Sampaio – Professora da FBUNI

19h – DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA: DIREITO À INFORMAÇÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.

Julia Maia Meneses Coutinho – Professora da Unifor

Ricardo Hilsdorf  – Publicitário e sócio da Movie Midia

Mediadora: Cristiane Brito – Membro da Comissão de Direitos Humanos OAB-CE

25 DE OUTUBRO

Local: Espaço da palavra

POR UMA VISÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA CIDADàE EMANCIPATÓRIA

Anderson Duarte – Tenente da PM e membro do fórum de Policiais Anti-Fascismo

Renato Roseno – Deputado Estadual do Ceará

Cesar Barros Leal – Procurador do Estado do Ceará e presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos

Mediador: Paulo Pires – membro da comissão de Direitos Humanos OAB-CE

16h –  GÊNEROS E DIREITOS HUMANOS

Helena Vieira – Escritora e ativista LGBT

Camila Silveira – Coordenadora de políticas públicas para as mulheres do governo do Estado do Ceará

Rena Gomes Moura – Delegada e professora da FB UNI

19h – DE GUARDIÃOU CARRASCO: CUMPRIMENTO DA EXECUÇÃO DA PENA E PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.

Local: Teatro Nadir Papi Saboia

Gustavo Raposo – advogado e professor Unifor

Zaneir Teixeira – advogada e professora da Unifor

Mediador: Delano Benevides – Defensor Público do Estado do Ceará e professor da FBUni