O juiz de Direito Carlos Eduardo de Moraes Filho foi baleado nesta segunda-feira, 1º, nas dependências do Fórum de Vila Rica/MT. Os policias militares que faziam a segurança do local reagiram ao ataque e atiraram no criminoso, que morreu no local.

O suspeito teria entrado no fórum e se dirigido ao gabinete do magistrado. Ao perceber que o homem estava armado, o juiz teria tentado segurar a arma calibre 22 quando foi atingido no ombro.

Câmeras de segurança registraram o ocorrido. Confira o vídeo aqui.

As informações preliminares dão conta que o juiz já havia recebido ameaças. Ainda não se sabe a motivação do crime nem a identidade do homem. Há suspeita de que o homem era réu em uma ação por homicídio e pressionava o juiz para que o júri popular fosse marcado com rapidez.

O juiz foi encaminhado para uma unidade de saúde da região e seu estado de saúde é estável. Ele deverá passar por cirurgia para retirada da bala.

Na semana passada, também no estado de Mato Grosso, um advogado agrediu o juiz Jorge Hassib Ibrahim, da comarca de Paranatinga/MT.

Segurança

Na tarde dessa segunda-feira, 1º, o CNJ e o STF tomaram conhecimento sobre a ocorrência no fórum de Vila Rica. O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, lamentou o ocorrido, e cobrou, à presidência do TJ/MT, informações sobre as providências adotadas no caso específico e em relação à situação geral da segurança dos magistrados do Estado.

O corregedor encaminhou ofício ao presidente do Tribunal, desembargador Rui Ramos, solicitando que todas as situações análogas e as providências que estão sendo adotadas sejam informadas à Corregedoria Nacional de Justiça.

De acordo com o CNJ, os casos de atentados contra magistrados reforçam a necessidade de aprimorar procedimentos e infraestrutura de segurança nos prédios da Justiça brasileira, conforme preconizado pela resolução 239/16 do CNJ, que instituiu a Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário.

Ainda segundo o Conselho, o TJ/MT estuda formas de melhorar a segurança no Judiciário local, os quais incluem a utilização de sistema de controle de acesso de pessoas, com equipamentos como alarmes e detectores de metais.

 Fonte: Migalhas