O domingo (07/10) foi marcado pelo plantão das eleições 2018 na nova sede da OAB Ceará. O presidente da entidade, Marcelo Mota, juntamente com outros representantes da Ordem cearense, atuou para assegurar o exercício profissional da advocacia e defender os direitos dos eleitores. Na ocasião, os advogados plantonistas receberam denúncias e deram os devidos encaminhamentos.

De acordo com o presidente Marcelo Mota, o objetivo da Ordem é contribuir para que haja eleições limpas e o processo democrático na sua plenitude. “Estamos defendendo a bandeira de democracia e da cidadania. No segundo turno, estaremos irmanados novamente aqui na Ordem cearense”, disse.

Para Cairo Trevia, membro da Comissão de Combate à Corrupção, que atuou no plantão, “é fundamental que ocorram iniciativas desse tipo para preservar tanto o trabalho da advocacia, quanto a lisura do pleito eleitoral”.

Aplicativo de denúncias
Com o segundo turno da campanha eleitoral, a população pode se envolver no processo muito antes do voto e para além dele. Assim como em 2016, a OAB disponibiliza seu aplicativo oficial Contra o caixa 2 para registrar denúncias e suspeitas de crimes eleitorais. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As denúncias podem ser feitas por meio de relato escrito, com a opção de envio de imagens, vídeos e áudios para a formação das provas contra as irregularidades.