Plantão OAB -CE garante o exercício da advocacia nessas eleições

Desde o início da manhã deste domingo (07/10), o presidente Marcelo Mota está na sede da Ordem dos Advogados acompanhando o plantão da OAB-CE. O objetivo é assegurar o exercício profissional da advocacia e garantir os direitos do eleitor nas eleições que ocorrem hoje. 

“Mais uma vez, estamos realizando esse ato cidadão, a fim de que o processo democrático no nosso País, e em especial no nosso Estado, ocorra da forma mais tranquila possível. Queremos que os direitos dos cidadãos sejam garantidos e que os colegas advogados e advogadas tenham suas prerrogativas profissionais preservadas”, destaca Marcelo, que está acompanhado da esposa, Renata Mota.

De acordo com o presidente, a iniciativa objetiva contribuir para que haja eleições limpas e o processo democrático na sua plenitude. “Essa é uma bandeira da democracia, da cidadania. Estamos vigilantes para que todos os direitos e garantias fundamentais sejam preservados”, complementa o presidente.

Segundo o advogado do Centro de Apoio do Advogado e da Advocacia, César Azevedo, “a expectativa é de que tudo transcorra bem, mas se o advogado ou advogada identificar alguma irregularidade, deve ligar para o nosso plantão”.

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Leonardo Vasconcelos, reforça o posicionamento. “É importante que a democracia seja assegurada, assim como o exercício da advocacia, um dos pilares para a garantia dos direitos da população. Para isso, a OAB se reuniu com o TRE, a fim de garantir que o advogado e a advogada que representem algum candidato ou partido, possam ingressar em todas as zonas eleitoras do Estado. O único documento que eles precisam apresentar é a procuração que garante a eles plenos poderes para representar o candidato”, informa.

Participam ainda da força-tarefa os advogados Paulo Oliveira, Isaías Tomaz, Geraldo de Holanda, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Erinaldo Dantas. “Esse é um momento de cada um externar os seus posicionamentos, mas, passadas as eleições, somos todos brasileiros e queremos uma gestão que atenda a todos os nossos anseios. É esquecer as diferenças e todos trabalharmos pelo Brasil. Estamos aqui de plantão para socorrer os advogados e advogadas que precisarem”, ressalta Erinaldo. 

Plantão

O plantão da OAB-CE começou às 8h e se estende até as 18h. O atendimento a advogados e à sociedade será feito pelo telefone do CADAA – 9111.5533ou presencialmente na sede, situada na Avenida Washington Soares, 800.

O objetivo do plantão é verificar eventuais irregularidades durante as eleições, bem como o atendimento ao advogado e à advogada no caso de violação das prerrogativas, bem como receber reclamações, denúncias de irregularidades e crimes eleitorais, além de esclarecer dúvidas dos eleitores sobre os procedimentos de votação.