O advogado Erinaldo Dantas, da chapa “Somos Todos OAB – Experiência para Inovar”, foi eleito presidente da OAB Ceará, com 7.389 votos de um universo de 15 mil e 52 votos. A eleição ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, , em Fortaleza, e nas sedes das 16 subseccionais, nesta quarta (28/11).

Emocionado, o novo presidente da Ordem cearense demonstrou felicidade em sua fala e ressaltou que vai cumprir todas as promessas de campanha. “Estou muito feliz, nossa campanha foi muito propositiva. Quero agradecer à classe e dizer que irei honrar a advocacia. Vamos reduzir a anuidade, colocar o sistema boomerang para o advogado receber de volta a anuidade e definir o piso salarial da advocacia. Só tenho a agradecer”, disse.

A advogada Roberta Vasques foi a segunda colocada, com 5.928 votos; em seguida aparecem a candidata Regina Jansen, com 858 votos, e o candidato Luiz Antônio Lima, com 374 votos.  Houve ainda 204 votos em branco e 299 nulos.

Na nova gestão, a vice-Presidência será ocupada pela advogada Ana Vládia Feitosa. Na  secretaria-geral estará à frente o advogado Pedro Bruno Amorim. A Secretaria-geral adjunta ficará a cargo do advogado David Sombra Peixoto, e o diretor-tesoureiro será o advogado Rodrigo da Costa.

Perfil

Erinaldo Dantas é advogado, professor de direito e atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará. É sócio responsável pela área tributária do escritório Dantas Advogados e Consultores e, desde 2007, figura entre os “Escritórios e Advogados mais admirados do Brasil”, pelo Anuário Análise Advocacia.

Conselho Federal e CAACE

Para o Conselho Federal, foram eleitos os advogados Marcelo Mota, Hélio Leitão e André Luiz de Souza Costa como membros titulares. Na suplência, André Rodrigues Parente, Alcimor Rocha e Leonardo Vasconcelos.

A Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE) terá à frente, como presidente, o advogado Sávio Aguiar. A vice-presidente será Lara Gurgel do Amaral. Como secretário-geral, Gleydson Ramon. O secretário-geral adjunto será Raphael Castelo Branco; e o tesoureiro, Deodato Ramalho.

Para o atual presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, “a advocacia cearense está de parabéns, de norte a sul do Estado. Foi uma grande vitória da festa da democracia da OAB Ceará. Fizemos uma campanha limpa, proba e consciente, que ao passar pelo crivo da classe foi a vitoriosa. Tenho certeza de que teremos uma gestão plural e comprometida com os anseios da classe e da sociedade. A OAB e a advocacia serão ainda mais fortes nos próximos três anos. Vamos continuar combatendo o bom combate sem jamais esquecer que a nossa bandeira é a da defesa da cidadania”.

Sobre o pleito eleitoral,  a presidente da Comissão Eleitoral da OAB Ceará, Clara Petrola, destaca que ao longo dos últimos meses,  a Comissão trabalhou de forma intensa para garantir todos os direitos previstos na legislação aos candidatos de forma igualitária. “A advocacia cearense se deparou com uma proposta de vanguarda de um pleito eleitoral no qual o advogado e a advogada eleitores foram os protagonistas” disse.

Subseccionais

Advogados e advogadas cearenses foram às urnas em todo o Estado e elegeram presidentes para as 16 Subsecções da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). Ainda hoje, os nomes dos novos presidentes das subseccionais.

Aracati – Luis Gonzaga Batista Júnior
(71) Votos Válidos

Cariri Oriental – Armando Basílio
(92) Votos Válidos