Brasília – Na próxima sexta-feira (9), a sede da Seccional paulista receberá a I Conferência Nacional de Arbitragem, realização conjunta do Conselho Federal da Ordem com a OAB São Paulo. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas clicando aqui.

Para o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o evento é uma oportunidade ímpar de discutir a importância dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos. “Mediação, conciliação e arbitragem têm-se mostrado instrumentos efetivos de pacificação social. São meios que promovem a solução e a prevenção de litígios, valendo-se dos princípios da informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade. Além disso, ajudam a reduzir a excessiva judicialização no País, bem como a diminuição da quantidade de recursos e de execução de sentenças”, aponta.

Além da solenidade de abertura e da solenidade de lançamento do Livro de Memórias do Desenvolvimento da Arbitragem no Brasil, que encerrará o evento, serão quatro painéis: Aplicação dos Precedentes Vinculantes na Arbitragem (Painel 1), Arbitragem e Administração Pública (Painel 2), Atuação do Advogado na Arbitragem (Painel 3) e Aperfeiçoamento da Atuação das Câmaras Arbitrais no Brasil (Painel 4).

Serão concedidos certificados aos participantes da I Conferência Nacional de Arbitragem, perfazendo um total de 10 horas para efeito de complementação das horas curriculares exigidas nos cursos de Direito.

COM INFORMAÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE BRASÍLIA