OAB indica: livro analisa crescimento do Brasil por meio das relações internacionais

/OAB indica: livro analisa crescimento do Brasil por meio das relações internacionais

O livro “Direito à Integração Democrática na América do Sul”, do advogado e cearense André Brayner, foi lançado na primeira quinzena de dezembro, no Centro Cultural Dragão do Mar. A obra, que foi a sua dissertação de mestrado, aborda temas atuais sobre as relações do Brasil com outros países dos pontos de vista econômico, político e humanitário. 

A obra faz também uma análise histórica, com elementos políticos e jurídicos dos processos de integração desenvolvidos ao longo dos anos, até a formação da União das Nações Sul – Americanas (UNASUL), o mais recente bloco regional. Um dos orientadores do autor, Martônio Mont’alverne, abriu a noite falando da importância da publicação como fonte de pesquisa acadêmica e também citou a relevância da temática para o momento atual do país.

O livro também levanta uma reflexão em torno do processo de repensar em um crescimento amplo e equilibrado entre países que participam de organismos de integração. Para o advogado André Brayner, a análise econômica de forma isolada, com modelos predeterminados, se mostra muito inadequada. “Como se o Brasil não fosse capaz de pensar novas relações com estratégias econômicas mais humanas e justas. A sensação que temos, principalmente quando conversamos com pessoas do mercado financeiro, é de que só é possível seguir uma métrica e que só por meio dela se pode chegar a um desenvolvimento”, explica.

Sobre o autor

André Vitorino Alencar Brayner é advogado e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com pesquisa sobre Direito à Integração na América do Sul. Possui atuação científico-jurídica nos campos relacionados ao Direito Internacional, Direitos Culturais e Terceiro Setor. Atualmente é professor de Direito na Faculdade Vidal de Limoeiro do Norte (Favili) e consultor jurídico do Instituto Brasil África e do Instituto Dragão do Mar.

2018-12-25T17:38:52-03:0025 de dezembro de 2018|