Nesta quinta-feira (13/12), a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-CE realizou sua última reunião e fez um Encontro das Comissões Temáticas da OAB Ceará. Na ocasião, foi realizada uma palestra ministrada pela advogada e ex-presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Darlene Braga, além de homenagem ao presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Cleto Gomes.

O organizador do evento e presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Robson Sabino, explica que essa reunião foi de agradecimento a todas as comissões que sempre participaram em conjunto durante esse triênio. “É uma oportunidade de confraternizar e aprender um pouco sobre mediação, que trata sobre uma cultura de paz, algo que a Comissão de Liberdade Religiosa também prega”.

O presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Cleto Gomes, foi o homenageado do evento. “Fico extremamente feliz e honrado, pois fui o relator da criação dessa comissão e hoje vejo a importância que ela têm para a OAB Ceará. Outro ponto que me deixou muito feliz nessa homenagem foi pelo reconhecimento à frente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas”, disse.

A advogada e ex-presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Darlene Braga, ressalta que a mediação é um assunto atual dentro do CPC. “Explicamos hoje sobre essa técnica atual por nós da advocacia, mas já vem sendo utilizada há muito tempo na liderança comunitária e nas escolas. A mediação resolve o litigio na sua origem, o conflito real e não aparente. A advocacia ainda é um pouco resistente com esse meio, mas nós tentamos desmistificar isso por meio da Comissão de Mediação e queremos ressaltar aos advogados e advogadas que este é mais um espaço de trabalho para nós”.