Nesta quarta-feira (12/12), a terceira edição do Doing Business chegou ao fim com a palestra “A Inovação no direito é só tecnológica?”, no auditório da OAB Ceará. O evento, nos últimos meses, trouxe à tona temáticas que envolvem o impacto das Startups no mundo dos negócios, as competências para construir carreiras e negócios inabaláveis, advocacia na era digital, entre outros.

Responsável pela organização do evento, o presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem cearense, Fabiano Távora, ressaltou que foram três edições de sucesso do Doing Business. “Ficamos muito felizes com os debates que ocorreram. Essa última palestra tratou sobre um tema interessante que foi sobre a inovação no setor público e no poder judiciário, bem como a importância do homem dentro desse contexto da inovação. Foi um evento que repercutiu muito bem na comunidade jurídica aqui do Ceará”, explica.

Um dos palestrantes do evento, o juiz Federal do Rio Grande do Norte, Marco Bruno Miranda, explicou que estar por dentro de questões que envolvam inovação é uma questão de sobrevivência. “Precisamos pensar diferente, ou seja, fora da caixa e isso envolve não apenas tecnologia, mas inovação, esforço interpretativo e mudança de visão sobre a vida e o trabalho. É importante ressaltar que a tecnologia jamais substituirá o homem, pois as pessoas têm algo que robôs não possuem: sensibilidade e emoção”.

O palestrante Cláudio Ricardo, presidente da CitiNova, disse que a inovação também está muito presente no serviço público. “Há sempre preocupação com os postos de trabalho, na forma como as pessoas estão trabalhando e a inovação faz parte disso. Nós estamos realocando pessoas para outras atividades, para que se sintam mais criativas”, concluiu.