Em uma iniciativa inovadora, a diretoria da OAB/CE lançou o projeto OAB 360°, que, entre outros objetivos, vai monitorar o andamento e a produtividade das comissões, conferindo maior eficiência e transparência ao trabalho exercido por elas.  A proposta partiu do presidente Erinaldo Dantas e da vice-presidente Vládia Feitosa, e também visa uma maior valorização da participação feminina, transparência nas ações e prestação de contas do trabalho exercido pela Ordem, sobretudo pelas comissões.

O novo modelo de trabalho foi anunciado durante a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Consultivo OAB Jovem, realizada na última terça-feira (12). Destaque para, do total de 71 conselheiros empossados (entre titulares e suplentes), 36 são mulheres. Para Erinaldo Dantas, é importante inserir, cada vez mais, mulheres no Sistema OAB. “Essa é uma inovação da nossa gestão. Sabemos que a participação feminina é pequena, ainda mais para o início de carreira. Queremos, aqui, tornar o triênio 2019/2021 mais participativo e plural, valorizando o trabalho e o engajamento de todos”, disse.

Também atuando como coordenadora das Comissões, a vice-presidente Vládia Feitosa explica que a sistemática de trabalho com o Projeto OAB 360° irá integrar mais as comissões. “Pretendemos criar rotinas e padrões de procedimentos capazes de manter o armazenamento de dados, controle, frequência e eficiência das reuniões. O intuito é produzir mais e fornecer mais benefícios”, explicou.

O Projeto OAB 360º funcionará em duas frentes: Controle e Comunicação. Os dois grupos vão conferir integração, inclusão, unicidade e transparência ao trabalho das comissões.

A vice-presidente, Vládia Feitosa, em seu discurso, incentivou os jovens advogados a enfrentarem os desafios da profissão. “Todo estudante de Direito passa por esse dilema de optar entre a carreira da advocacia e a de concursos públicos. Não há opção melhor, mais correta, mais “segura”. O que precisa existir no jovem advogado é a assertividade e resiliência de não desistir de lutar por um lugar ao sol nas primeiras, segundas ou terceiras dificuldades”, salientou.

Serão realizados diversos relatórios para acompanhamento das reuniões, ações e eventos que as comissões efetivarem. Todas as informações e documentos passarão a ser disponibilizados no site da OAB/CE para que a comunidade jurídica e sociedade entendam o escopo de cada comissão e acompanhem também as atividades e os temas debatidos pela Ordem.

 

O CONSELHO JOVEM

Criado em 2015, o Conselho Jovem é um órgão consultivo e deliberativo da OAB-CE, com a função de fiscalizar a implantação de políticas dirigidas à advocacia no início da carreira, além de oportuniza o debate de propostas e projetos.

O diretor adjunto para a Jovem Advocacia, Fernando Martins, destaca o apoio que a Ordem Cearense oferece. “Hoje, somamos 1 milhão e 100 mil advogados em nosso país. Com quase 50% desse total, é considerado jovem advogado. Jovem por que tem até 5 anos de profissão, época de grande aprendizado e de consolidação da base de sua carreira. Somos o primeiro Estado a ter uma diretoria voltada para a Jovem Advocacia. Precisamos ter a certeza que quando ajudamos um jovem profissional, estamos, sim, preservando a advocacia e fortalecendo a categoria”.

MEMBROS DO CONSELHO JOVEM (TRIÊNIO 2019-2021)

Acácia Gomes Norões

Almir de Almeida Cardoso Júnior

Aline Maciel Lima Gomes

Alisson Costa Baltazar

Andreza Aquino de Souza

Bruno Bindá de Queiroz Gomes

Camila Ferreira Fernandes

Camila Bastos Diógenes Pinheiro Ribeiro

Camille Rodrigues de Andrade

Carlos Alcides Rodrigues de Sousa

Carlos José Feitosa Siebra Neto

Catiane Gurgel Lima

David Pires de Souza

Deysiane Souza da Costa

Elisa Ivna Pinheiro da Costa

Francisca Andréia Galdino Moreira

Francisco Machado Junior

Helaine Fernandes Evangelista Falcão

Heraldo de Holanda Guimarães Junior

Igor Leitão Chaves

Iara Soraya e Silva Sousa

José Oscélio Forte Ramos Júnior

Josué Xavier Rocha

Julia Barreto Damasceno Buson

Juliana Guedes Almeida

Lucas Magalhães Ratts de Almeida

Lara Lys Montenegro dos Santos

Maria Vilmara Pinto Carneiro

Mariana Barros Santos Correia

Matheus Bronziado Teles

Otília Raquel Rodrigues Lima

Pedro Henrique de Oliveira Pereira

Rachel de Sousa Cabral

Rayanna Oliveira lima

Sabrina Milane Veras Campos

Sabrina Valéria Melo Peres Portela

Simone de Lima Sousa

Timóteo Fernando da Silva

Vladmyr Rommel Aderaldo de Lima Filho

Victor Valença Maia

Vitor Hugo Pontes Butrago

Yury Gagary Araújo Mesquita

Adharlete Sales Cardoso Teixeira

Antônio Welson Lopes de Araújo

Carolina Barreto Siebra

David Alcântara Isidoro

Diego Mariano Moura Tabosa

Felipe Azevedo do Nascimento

Evanille de Paula Aguiar

Fernanda Duarte Ferreira Freitas

Francisco Dias de Oliveira Junior

Felipe Lima Macedo Coelho

Francisco Ramon da Silva Arrais

Iohana Bezerra Costa

Ilanna Maria Pianco Pinheiro

Isabelle de Sousa Duarte

Jeremias Santana Barbosa

Jeronnico Cândido do Nascimento

João Pedro Paiva Chaves Fontenele

Jordana Gabriela Alves Flor Maciel

Juliana de Souza Martins

Lucas Guazzelli Torres Bandeira

Mayara de Lima Paulo

Paulo Luiz do Nascimento Junior

Pedro Felipe Pinheiro Brito

Priscila Bezerra de Menezes

Rafael Peixoto Oliveira

Rebeca de Fátima Araújo Pessoa

Thais de Oliveira Nogueira

Thales de Oliveira Machado