Em uma iniciativa inovadora, a diretoria da OAB/CE lançou o projeto OAB 360°, que, entre outros objetivos, vai monitorar o andamento e a produtividade das comissões, conferindo maior eficiência e transparência ao trabalho exercido por elas.  A proposta partiu do presidente Erinaldo Dantas e da vice-presidente Vládia Feitosa, e também visa uma maior valorização da participação feminina, transparência nas ações e prestação de contas do trabalho exercido pela Ordem, sobretudo pelas comissões.

O novo modelo de trabalho foi anunciado durante a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Consultivo OAB Jovem, realizada na última terça-feira (12). Destaque para, do total de 71 conselheiros empossados (entre titulares e suplentes), 36 são mulheres. Para Erinaldo Dantas, é importante inserir, cada vez mais, mulheres no Sistema OAB. “Essa é uma inovação da nossa gestão. Sabemos que a participação feminina é pequena, ainda mais para o início de carreira. Queremos, aqui, tornar o triênio 2019/2021 mais participativo e plural, valorizando o trabalho e o engajamento de todos”, disse.

Também atuando como coordenadora das Comissões, a vice-presidente Vládia Feitosa explica que a sistemática de trabalho com o Projeto OAB 360° irá integrar mais as comissões. “Pretendemos criar rotinas e padrões de procedimentos capazes de manter o armazenamento de dados, controle, frequência e eficiência das reuniões. O intuito é produzir mais e fornecer mais benefícios”, explicou.

O Projeto OAB 360º funcionará em duas frentes: Controle e Comunicação. Os dois grupos vão conferir integração, inclusão, unicidade e transparência ao trabalho das comissões.

A vice-presidente, Vládia Feitosa, em seu discurso, incentivou os jovens advogados a enfrentarem os desafios da profissão. “Todo estudante de Direito passa por esse dilema de optar entre a carreira da advocacia e a de concursos públicos. Não há opção melhor, mais correta, mais “segura”. O que precisa existir no jovem advogado é a assertividade e resiliência de não desistir de lutar por um lugar ao sol nas primeiras, segundas ou terceiras dificuldades”, salientou.

Serão realizados diversos relatórios para acompanhamento das reuniões, ações e eventos que as comissões efetivarem. Todas as informações e documentos passarão a ser disponibilizados no site da OAB/CE para que a comunidade jurídica e sociedade entendam o escopo de cada comissão e acompanhem também as atividades e os temas debatidos pela Ordem.

O CONSELHO JOVEM

Criado em 2015, o Conselho Jovem é um órgão consultivo e deliberativo da OAB-CE, com a função de fiscalizar a implantação de políticas dirigidas à advocacia no início da carreira, além de oportuniza o debate de propostas e projetos.

O diretor adjunto para a Jovem Advocacia, Fernando Martins, destaca o apoio que a Ordem Cearense oferece. “Hoje, somamos 1 milhão e 100 mil advogados em nosso país. Com quase 50% desse total, é considerado jovem advogado. Jovem por que tem até 5 anos de profissão, época de grande aprendizado e de consolidação da base de sua carreira. Somos o primeiro Estado a ter uma diretoria voltada para a Jovem Advocacia. Precisamos ter a certeza que quando ajudamos um jovem profissional, estamos, sim, preservando a advocacia e fortalecendo a categoria”.

MEMBROS DO CONSELHO JOVEM (TRIÊNIO 2019-2021)

Acácia Gomes Norões

Almir de Almeida Cardoso Júnior