A busca por esclarecimentos sobre a transferência de presos para a capital, a necessidade de construção de uma penitenciária industrial na região de Crateús e também a reforma das cadeias públicas foram os motivos que trouxeram uma comitiva formada por autoridades do município de Crateús para participar de uma audiência com o secretário de administração penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque.

Segundo o diretor de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque, que também esteve presente, o grupo também questionou a superlotação das unidades e a necessidade do semiaberto. “Também o questionamos com relação ao direto de visita por parte da família, que ficou prejudicado em função da transferência dos presos para unidades em Fortaleza, afirmou Márcio Vitor.

De acordo com o presidente da Subsecção de Crateús, Alexandre Maia, o secretário ouviu as autoridades de Crateús e falou da necessidade de fechamento de algumas unidades. Ele também se comprometeu a estudar as condições para dar continuidade à construção da penitenciaria na região e tranquilizou todos com relação ao possível retorno dos presos aos locais de origem.  Segundo Mauro Albuquerque, depois de submetidos à devida triagem, aqueles que possuem menor potencial ofensivo, poderão ser reconduzidos de volta para o interior.  “Saímos muito satisfeitos e certos de que podemos esperar uma situação menos danosa no sistema carcerário da nossa região’, concluiu o presidente Alexandre Maia.

Participaram da audiência: O diretor de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque; o presidente da subsecção de Crateús, Alexandre Maia; o Promotor de justiça de Crateús, José Arteiros Soares Goiano; o Delegado Regional de Polícia Civil, Renê Gomes Mesquita; o Padre Marcos, representando o Bispo Dom Ailton e; o procurador geral do município de Crateús, Dr. Emanoel Castro, representado o prefeito de Crateús, Marcelo Machado.