O homem acusado de ter assassinado a advogada Danielle Ximenes foi preso na sexta-feira (15), no Amazonas. Carlos Cley Rebouças Rocha estava foragido desde 2012, quando teria matado Danielle, no bairro Cidade dos Funcionários. A vítima estava em seu escritório no momento do crime atendendo um cliente quando foi surpreendida com disparos de arma de fogo.

De acordo com o presidente da OAB Amazonas, Marco Aurélio de Lima Choy, o acusado deverá ser transferido para Fortaleza, onde vai responder a processo criminal, ainda sem data marcada.

O CASO

O caso aconteceu pela manhã do dia 22 de junho de 2012. No exercício de sua profissão, a advogada estava em atendimento quando foi surpreendida pelo homem, que efetuou três disparos: mão, peito e ombro de Danielle. A vítima chegou a anotar o nome de Carlos em um papel antes de falecer.

Investigações apontaram a escrivã da Polícia Civil Regina Lúcia de Amorim Gomes como a mandante do crime. Segundo os investigadores, o homicídio encomendado teria sido motivado por disputa judicial movida por Danielle – que era advogada de Lúcia desde 2008.

Após quase sete anos passados da morte da vítima, o amazonense Carlos Cley foi preso na tarde de sexta-feira (15), e está detido em Manaus.

O presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, destaca que Danielle havia sido sua aluna. “Lamento pelo o que aconteceu e lamento mais ainda por todo esse tempo levado para prender o criminoso, pois aconteceu há quase sete anos. Mas agora pelo menos conseguimos chegar até ele”, disse.

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Amazonas informou que agiu de forma conjunta com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa do Ceará (DHPP-CE). De acordo com o órgão, policiais civis do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP) cumpriram mandado de prisão preventiva de Carlos.

Por volta das 8 horas desta sexta-feira, ele foi encontrado em uma loja de refrigeração, localizada no bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus.

Segundo relato do delegado adjunto do 8º DIP, Fabiano Pignata, Carlos apresentou a identidade do irmão dele, no momento da abordagem policial. A loja em que estava é pertencente do acusado. No local foram encontradas ainda uma pistola 380, seis munições intactas, R$ 8 mil em espécie, quantidade expressiva de moedas estrangeiras e um colete balístico.

Além da acusação do assassinato de Danielle, Carlos foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso e porte ilegal de arma de fogo. Em razão dos flagrantes, ele passará por audiência de custódia na capital do Amazonas. Em seguida, será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) e posteriormente recambiado para Fortaleza.