Nesta quinta-feira (21), o Auditório da OAB Ceará foi palco de mais uma solenidade de entrega de carteiras. Na ocasião, o presidente da Seccional, Erinaldo Dantas, destacou algumas das ações que marcaram os primeiros 80 dias da gestão 2019-2021. “Nossa primeira ação foi a redução do valor da anuidade, inclusive a jovem advocacia foi beneficiada com a redução do valor para R$ 300,00 nos primeiros dois anos de inscrição; além disso, a Seccional decidiu, recentemente, ingressar com ação civil pública contra o reajuste da tarifa de água, uma ação efetiva em defesa da sociedade”, destacou.

O presidente também salientou a decisão vanguardista da OAB Nacional com a publicação de uma súmula que determina que bacharéis em direito e advogados com histórico de violência física, sexual ou psicológica contra mulheres podem ter a inscrição negada ou cassada, mesmo que não tenham sido condenados. “Os feminicídios triplicaram no Brasil nos últimos 4 anos. Vivemos uma epidemia de violência contra a mulher. Então, essa é mais uma ação afirmativa da Ordem, em defesa de algo que é tão básico, a igualdade”, afirmou.

O vice-presidente da Escola Superior de Advocacia – ESA, Wyllerson Matias, falou sobre os cursos realizados pelo braço educacional da OAB Ceará, destacando o curso preparatório para o exercício da advocacia, um dos mais procurados atualmente e oferecido de forma gratuita pela ESA. “Aproveitem todas as oportunidades que o Sistema OAB lhes oferece. Para finalizar meu discurso, desejo que vocês sejam idealistas por muito tempo e que consigam entregar Justiça para os seus clientes”, concluiu.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará – CAACE, Sávio Aguiar, afirmou que a Caixa está desenvolvendo uma linha de atuação específica para garantir a assistência também para a jovem advocacia. “Esse é um plano que se desenvolve em âmbito Nacional e muito nos orgulha o Estado do Ceará ter sido eleito para coordenar tal demanda”, afirmou.

O advogado Afro Lourenço, representou todos os familiares dos 21 jovens advogados que receberam a “vermelhinha”, nesta tarde. Em seu discurso, proporcionou um grande incentivo à jovem advocacia. “Não existe democracia sem advocacia. Sejam honestos, leais e bons profissionais. A sociedade brasileira espera por isso, acredita em vocês. O Brasil espera, na geração de vocês, um novo país, uma nova sociedade”, disse.

Durante a solenidade, o advogado Flávio Jacinto sorteou 10 cortesias para o Congresso Cearense de Direito de Família e Sucessões, aos recém inscritos nos quadros da Ordem.

A Conselheira e presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Adhara Camilo e o tesoureiro da Caace, Deodato Ramalho, também estiveram presentes na solenidade.