A Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza lançou o Selo Amigo da Criança e do Adolescente no Combate à Exploração Sexual, na última terça-feira (21), no Centro Cultural Belchior, que fica na Praia de Iracema. O projeto visa inibir a prática de crimes de cunho sexual em estabelecimentos comerciais do Estado e, além disso, vai ajudar a fomentar a cultura da prevenção da violência sexual.

Um dos apoiadores desse projeto é a OAB-CE. Por isso, a Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA), através da sua membro, Isabel Sousa, esteve presente no evento para o lançamento do Selo. Ela comentou que iniciativa da criação do projeto é de suma relevância, uma vez que destaca a importância de uma ação integrada, entre o setor público e privado e sociedade civil, no sentido de atuar preventivamente neste tema..

Além da OAB-CE, o evento contou com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE).

De acordo com dados publicados pelo canal de Denúncia Disque 100, somente em 2018, foram registrados 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade no país. Dessas 17.093 denúncias, 13.418 são de abuso sexual e 3.675 são de exploração sexual.