O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-CE, Emerson Damasceno, participou da 12ª Sessão da Conferência de Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), na sede da instituição, em Nova York.

Em seu pronunciamento, nessa quinta-feira (13), o advogado que também é integrante da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, falou sobre a situação social e política que o Brasil atravessa. “Alertei que o Brasil não vive uma democracia formalmente plena e que as minorias estão em risco, pois vivem políticas públicas excludentes”, destacou. Além disso, ele também mencionou o assassinato de Mariele Franco, que permanece sem solução ou condenação dos mandantes.

Emerson Damasceno tem se dedicado à causa desde 2014, quando sofreu um acidente que o deixou paraplégico, direcionando sua militância e vida profissional em defesa da acessibilidade e da inclusão.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direito da Pessoa com Deficiência da OAB, Joelson Dias, também participou da Conferência. Durante o evento, Emerson Damasceno teve a oportunidade de dialogar com a vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, que é cadeirante e também milita em defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.