Convidado pelo secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Mosiah Torgan, na última sexta-feira (14), o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, esteve reunido para tratar sobre o projeto “Meu Bairro Empreendedor”, cuja ideia é estimular a organização de pequenos produtores, montando uma microeconomia, em determinados bairros da capital cearense.

Mosiah Torgan pediu o apoio da OAB para levar consultoria jurídica às regiões onde o projeto já está funcionando. Prontamente atendendo ao pedido, Erinaldo Dantas destacou a importância para a advocacia se engajar no projeto. “Muitas vezes o morador do bairro Bom Jardim precisa de um advogado e vai buscar na Aldeota ou no Meireles. Ao participar do projeto, faremos com que a demanda seja atendida por quem presta serviço no próprio bairro. Isso será ótimo. Iremos reunir as comissões voltadas para essa área e abraçar a causa”, afirmou.

De acordo com o secretário Mosiah Torgan, a ideia é gerar oportunidades dentro do bairro, para que essa economia gire de forma contínua. “É conversar com as diferentes classes, para que os serviços possam ser desenvolvidos dentro do próprio bairro, ajudando todas as áreas”, completou.

O que é o projeto?

O Projeto Meu Bairro Empreendedor começou pelo bairro Bom Jardim, inaugurando o primeiro Centro de Referência do Empreendedor e assinando a Ordem de Serviço da Rua do Comércio do Bom Jardim.

O objetivo é estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizando a formalização, realizando capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, facilitando o acesso ao microcrédito, com foco no desenvolvimento de novas empresas e expansão das existentes, além de organizar os produtores locais para participarem do Programa de Compras Governamentais da Prefeitura de Fortaleza.

O Projeto Meu Bairro Empreendedor é coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e será implantado como piloto nos bairros Bom Jardim (Regional V) e no Vicente Pinzon, no Grande Mucuripe (Regional II).

Como participar do projeto?
Moradores do bairro e de seu entorno (empreendedores ou interessados em empreender) podem dirigir-se ao Centro de Referência de interesse. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quem pode participar?

Moradores do bairro e de seu entorno que desenvolvam uma atividade econômica e queiram abrir um pequeno negócio, melhorar o existente ou se inserir no mercado formal de trabalho, com destaque para trabalhadores autônomos informais; empreendedores individuais; mulheres empreendedoras; jovens e empreendedores e micro e pequenas empresas.