A comissão de defesa dos direitos dos animais participou da feira de adoção de animais, que ocorreu durante o SANA 2019, nos dias 12,13 e 14 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. Durante o evento 44 animais foram adotados e a comissão realizou cerca de 50 atendimentos. Na feira, foram arrecadados mil e trezentos quilos de ração, que serão doados para as ONG’s que disponibilizaram os animais para adoção. O Sana também fez o ingresso social. Aqueles que doaram um quilo de ração para gato ou cachorro, puderam comprar o ingresso pela metade do preço.

Segundo o organizador do evento, Felipe Ribeiro, todos os cães e gatos foram microchipados, vacinados, vermifugados, testados para o calazar e castrados. Além disso, receberam vale banho e descontos na Bichomania. Para Felipe Ribeiro, a parceria com a OAB foi muito importante. “A gente sentiu a necessidade de além de dispor dos animais pra grande público, também orientar esse novo tutor. Estamos com parceria com o pessoal da OAB que está orientando sobre posse responsável”, destacou.

Durante a feira, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais distribuiu uma cartilha com informações sobre todos os direitos e deveres de um tutor. Segundo a primeira vice-presidente da comissão, Cinthia Belino, a feira foi uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho realizado pela comissão e oferecer orientação jurídica. “A gente veio aqui também pra fortalecer a causa animal, a questão das doações, mostrar aos doadores e às pessoas que estão recebendo esses animais como tutores, que a gente está de olho, que a gente está trabalhando, que a gente quer que esses animais de rua deixem de existir, que novos animais tenham novos lares, novas oportunidades”, defendeu.

De acordo com a segunda vice-presidente, Geórgia Carioca, a OAB, através da Comissão dos Direitos dos Animais, é sempre presente e focada na proteção dos direitos dos animais, através de incentivos, de ações, de orientações jurídicas e na defesa dos interesses desses animais.

Toinha Rocha, da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Fortaleza, afirmou que a OAB Ceará é um dos atores da rede de proteção aos animais. “Como advogada, também sou amante dos animais, então a gente cria esta rede, abraçando todos os protetores, abraçando as ONGs, todos aqueles que se dispõem a construir algo melhor pra esses animais que precisam de um lar, que precisam de afeto e de amor”, defendeu.

A estudante, Michelly Sousa, adotou um cachorrinho e saiu do evento com o sorriso de uma ponta a outra do rosto. “Eu já tô esperando ele há quatro anos. Meu noivo e eu não tínhamos condições ainda de ter um cachorrinho, mas finalmente deu certo”, falou emocionada.