Após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os Consumidores que não desejarem mais receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar na chamada lista de “não perturbe”. A ferramenta começou a funcionar nesta terça-feira (16) e poderá ser feito o cadastro pelo site www.naomeperturbe.com.br, informar o nome completo, CPF, e-mail e a linha telefônica (o número do telefone que não deve mais receber chamadas com ofertas de produtos e serviços). É possível cadastrar mais de uma linha.

A plataforma vale apenas para ligações de telemarketing de vendas de serviços de telecomunicações e não se estende a chamadas realizadas por companhias de outros setores. Portanto, a lista valerá para clientes das empresas: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

O consumidor pode bloquear uma ou todas as oito operadoras. As empresas terão 30 dias para suspender as ligações. Elas serão monitoradas e se não cumprirem, podem ser multadas em até 50 milhões de reais.