A primeira reunião do Comitê Especial, promovida na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (ADEPOL), aconteceu na terça-feira (25). O encontro foi composto por representantes do Tribunal de Prerrogativas (TDP) da OAB-CE, ADEPOL-CE, Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (SINPOL-CE) e Delegacia Geral do Ceará.

Com o objetivo de integrar das Prerrogativas dos advogados e advogadas às demais instituições, bem como os direitos da Polícia, foram elaborados dois Termos de Recomendação direcionados às delegacias. Devido inúmeras reclamações recebidas por violações de prerrogativas durante a fase de inquérito policial à Classe advocatícia, Cleto Gomes, presidente do TDP, propiciou um diálogo entre a ADEPOL-CE e SINPOL-CE. “A partir dessas reclamações, decidimos convidar para uma reunião a Associação dos Delegados de Polícia do Ceará (ADEPOL-CE) e o Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (SINPOL-CE), a fim de montar um grupo de trabalho que pudesse resultar em um Termo de Cooperação, para que pudéssemos discutir a Defesa das Prerrogativas dos advogados de uma forma ampla. A partir da reunião, foi criada uma Comissão Especial que tratará sobre esses assuntos. ”, afirmou.

Ficou acordado uma nova reunião agendada para a quarta-feira, 19 de julho, contendo assuntos de interesses para ambas as categorias, o intuito é aprovar as minutas iniciais dos Termos de Recomendação, tais como, a proposta solicitada pela OAB Ceará no qual visa apoiar a realização de concursos públicos para o aumento efetivo da Polícia; o parlatório efetivo e permanente na Delegacia de Capturas (DECAP) e das demais delegacias da região.