A OAB Ceará, através da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, participou das oficinas de levantamento para planejamento estratégico e desenvolvimento de políticas públicas para mulheres, crianças e famílias, no dia 4 de setembro. A iniciativa foi do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, comandada pela titular da pasta, Socorro França.

De acordo com a advogada Eliene de Oliveira Bezerra, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, a iniciativa das oficinas merece todo o destaque, haja vista a relevância da diversificação de novos olhares quanto à matéria. “Ao convidar os órgãos, entes e municípios, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos promoveu uma junção de ideias, com novas perspectivas quanto às políticas públicas direcionadas às mulheres, seja na capital ou interior. Foi possível identificar, inclusive, as demandas primordiais a serem aperfeiçoadas, bem como as que carecem de viabilização”, afirmou.

Na oportunidade a participação da OAB, foi essencial em virtude de suas deliberações, colaborando com nova ótica frente ao planejamento estratégico das pastas, levantando também pautas focadas nas mulheres mais vulneráveis, tidas como “esquecidas” e, muitas vezes, “excluídas” pela sociedade, como por exemplo, a mulher presidiária ou moradora de rua.

Este tem sido o papel desempenhado pela OAB Ceará, através de suas comissões, ratificando o compromisso da atual gestão em buscar garantir um Estado Democrático e de Direito, cumprindo assim sua função social.