A OAB Ceará apresentou mais um pleito da advocacia trabalhista para o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), nesta sexta-feira (13). O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, a presidente e a vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Adhara Camilo e Vanessa Oliveira, respectivamente, estiveram em reunião com o presidente do TRT-7, Plauto Carneiro Porto, na Sede da Justiça do Trabalho. Na pauta, a OAB solicita que as audiências sejam filmadas para garantir maior celeridade nas audiências e evitar atrasos.

Segundo Erinaldo Dantas, a audiência filmada garante maior celeridade da audiência e maior certeza quanto ao teor dos depoimentos testemunhais. “Quando um depoimento é reduzido a termo existe a possibilidade de haver distorção de palavras ou de expressões. A filmagem da audiência é uma segurança maior para a sociedade e para o julgador, porque registra exatamente o que foi dito e como foi dito”, argumentou.

Para Adhara Camilo, a medida vai dar maior agilidade às audiências. “Como a audiência vai ser filmada, ela não vai precisar ser transcrita pelo magistrado, e assim, vai dar mais agilidade e otimizar o tempo de todos os envolvidos, sem falar que vai ficar registrado o comportamento real de quem está depondo, não só no que o depoente disser, mas em sua própria linguagem corporal”, pontuou.

O TRT-7 está estudando a proposta. Segundo Plauto Carneiro Porto, esta é uma medida que envolve um investimento em tecnologia e precisa ser avaliada.

Participaram da reunião: O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; a presidente e a vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Adhara Camilo e Vanessa Oliveira, respectivamente, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Plauto Carneiro Porto; o desembargador José Antônio Parente da Silva, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e 2º graus – CEJUSC-JT; Ribamar silva, diretor do CEJUSC-JT; e Neiara Cysne Frota, diretora-geral do TRT-7.