O projeto OAB + Interior passou pela Subsecção de Sobral, no dia 5 de setembro, com uma comitiva da Seccional Cearense e da Subsecção para percorrer os municípios de Granja, Camocim, Uruoca, Massapê e Sobral, numa jornada intensa, na qual foi estabelecido um diálogo franco e aberto com a advocacia da região, em defesa da classe e da sociedade.

O presidente da Subsecção de Sobral, Rafael Ponte, acompanhado de sua diretoria, recebeu a comitiva da OAB Ceará, representada pelo presidente Erinaldo Dantas; conselheiro estadual e coordenador do projeto, Thiago Morais; conselheiro estadual, Henrique Gadelha; o secretário-geral adjunto da OAB Ceará, David Peixoto; o diretor adjunto de prerrogativas, Márcio Vitor de Albuquerque; e o diretor adjunto para a jovem advocacia, Fernando Martins; para visitarem as cinco cidades e puderam ouvir as principais demandas da advocacia.

Segundo Erinaldo Dantas, a ideia do projeto é a Seccional contemplar os 184 municípios cearenses. “Eu quero ser o primeiro presidente da OAB, no exercício do cargo, a visitar todas as comarcas, a dialogar com cada advogada, com cada advogado, no Fórum onde trabalha, onde arranha o cinturão no balcão para que juntos a gente possa conseguir encontrar alternativas. Eu acho que através do diálogo, da participação, a gente vai conseguir transformar a realidade da advocacia do Estado do Ceará”, afirmou.

O conselheiro estadual e idealizador do projeto OAB + Interior, Thiago Morais, explicou que a ideia surgiu de uma conversa informal com o presidente Erinaldo Dantas, e de um desejo dele de diminuir as diferenças entre a advocacia do interior e a da capital. Pela ousadia que lhe é peculiar, Dantas, imediatamente abraçou a causa. “A gente vai montar um calendário anual de visitas, focado em verificar se as prerrogativas estão sendo ou não violadas, levar mais capacitação aos advogados e verificar a estrutura, tanto do poder judiciário, quanto das próprias salas da OAB, para a gente poder dialogar e construir uma OAB mais forte no interior do Estado”, disse Thiago Morais.

O primeiro momento com a advocacia da região Norte foi na comarca de Granja, na Câmara Municipal. Dezenas de advogados e advogadas esperavam ansiosamente por esse momento de maior proximidade com a Seccional. Segundo a advogada Maria da Saúde, a presença do Presidente Erinaldo Dantas em Granja fortalece a advocacia. “A vinda dele até aqui faz a gente não se sentir sozinhos. Nós recebemos como um marco inicial para que a OAB sempre esteja presente no Interior. Ele fez uma prestação de contas conosco e isso faz toda diferença. Como estamos mais distantes, as vezes a gente nem sabe o que a OAB pode nos trazer de positivo”, afirmou.

De Granja, a comitiva seguiu viagem para Camocim, onde também encontrou com dezenas de advogados e advogadas na Câmara Municipal. Em uma conversa breve, com olho no olho e prestação de contas daquilo que já foi pela atual gestão em prol da advocacia, a comitiva estabeleceu comunicação efetiva com a advocacia. As principais demandas apresentadas foram: o déficit de servidores no judiciário e a necessidade de dar mais celeridade aos processos.

De acordo com Rosivan Nascimento, Delegado da OAB em Camocim, esta foi uma iniciativa brilhante. “Os advogados daqui e de toda a Região Norte, necessitam da presença e do apoio da Secção do Estado do Ceará. Essa vinda do presidente até aqui mostra o quanto ele tem respeito pela classe do Interior, e, acima de tudo, fortalece cada vez mais a nossa atuação”, disse.

Em Uruoca, a reunião foi na sala da OAB do Fórum da cidade. Mais uma vez a advocacia elogiou o projeto e apresentou suas demandas. Para o delegado da OAB em Uruoca, Monte Neto, esse projeto é de grande importância para os advogados que militam no interior do Estado. “É muito bom a gente receber o presidente disposto a nos escutar, ouvir as nossas demandas e buscar melhorias para a advocacia”, afirmou. Além disso, ele destacou como uma conquista da gestão a sala nova sala da OAB, no Fórum de Uruoca. “A sala ganhou um novo computador, toda estrutura de mesa para fazer mediação, equipamento de ar condicionado, cadeiras, internet e todo acesso para a advocacia”, disse.

 

A Câmara Municipal de Massapê foi o palco para o encontro com a advocacia da cidade. Uma oportunidade para promover a aproximação e o diálogo. O delegado da OAB em Massapê, Leonardo Vasconcelos, avaliou esse projeto como inovador e de valorização da advocacia do interior. “Às vezes, nós nos sentíamos muito menosprezados ou até, porque não dizer, esquecidos. Então, a nova gestão teve esse cuidado de trazer a OAB Ceará para os municípios e nós, aqui de Massapê, fomos agraciados com isso, então foi uma conquista muito grande e nós advogados estamos muito gratos por esse momento”, afirmou. Ainda segundo ele, foi uma oportunidade para falar sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia, o que representa um verdadeiro divisor de águas para a advocacia interiorana e isso deixou todos muito felizes.

No final da tarde, no município de Sobral houve a inauguração da sala de apoio à advocacia, na Penitenciária Industrial Regional de Sobral – PIRS. Na ocasião, o advogado Francisco da Ponte Lopes foi homenageado, in memorian. Quem o representou foi o advogado Narcélio Ribeiro. “É muito bom observar a advocacia unida e o sentimento é muito forte, porque faz recordar muito profundamente uma pessoa que amo e está sempre presente, através do exemplo que deixou”, recordou.

A programação do OAB + Interior encerrou, reunindo mais de mil pessoas no Centro Universitário INTA – UNINTA, em Sobral, onde o presidente da seccional, em conjunto com o da Subseccional, realizaram a solenidade de posse de membros de comissões da Subsecção e entrega de carteiras para novos advogados.

Para Rafael Ponte, presidente da Subsecção de Sobral, foi uma honra receber essa comitiva e dialogar de modo tão franco com a Seccional. Para ele, esse projeto tem uma característica muito especial que é ir ao encontro do advogado e procurar compreender quais são as dificuldades enfrentadas. “Começamos esse projeto aqui em Sobral, onde a receptividade foi muito boa, com muita troca de experiências. Aqui, foi possível ver uma maior dificuldade na prestação jurisdicional, a falta de juízes, promotores e servidores. Então é importante que o presidente venha in loco, para recolher todas essas demandas e levar às autoridades constituídas, buscar o diálogo e chegar à solução das demandas aqui apresentadas. Desde já, reconhecemos o empenho do presidente Erinaldo nessa luta”, afirmou.

Ao avaliar a primeira edição do OAB + Interior, o secretário-geral adjunto da seccional cearense, David Sombra, considera o projeto inovador e desbravador. “Acho que nunca antes na história da Ordem um presidente se predispôs a ir em todas as comarcas do interior do Estado, com uma prévia convocação de todos os advogados, para conversar, para dialogar e saber o que está acontecendo no âmbito das comarcas do interior do Estado.  Foram inúmeros depoimentos sobre como está a realidade da Justiça do Estado do Ceará, e espero que, diante desses reclames, que nós anotamos, e diante de uma relação republicana que o presidente Erinaldo construiu com o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, a advocacia seja valorizada e a OAB possa fazer muito mais pelos operadores do direito”, declarou.

Erinaldo Dantas concluiu a primeira etapa do projeto com a missão de levar adiante as demandas apresentadas. “A gente tem uma visão do judiciário macro, mas quando vem ao interior é que a gente vê as verdadeiras necessidades. É uma troca muito valorosa. São ideias simples e cabe a nós sermos esse veículo para levar essas informações ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Assim, poderemos construir uma OAB mais digna para toda a advocacia”, finalizou.