“Os animais cumprem um papel muito importante para o equilíbrio do planeta. A função de cada um deles é primordial para a existência da diversidade”, afirmou a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da OAB-CE, Lucíola Cabral, após receber uma homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza, em decorrência do trabalho desempenhado em prol da fauna e da flora.

A homenagem surgiu em alusão às comemorações do dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, Protetor dos Animais. A sessão solene ocorreu na quinta-feira, dia 3 de setembro, e foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), que também luta pela causa animal. Além da OAB-CE, outras quatro instituições foram homenageadas: Delegacia de Proteção do Meio Ambiente, ONG Nosso Lar, Conselho Regional de Medicina Veterinária e o Lar Tin tin.

Lucíola Cabral afirmou que “o principal objetivo da CDDA é promover a conscientização sobre o bem-estar dos animais domésticos e silvestres, por meio de campanhas educativas realizadas e produzidas para protegê-los e ampará-los”, afirma. Ela disse ainda que é de suma importância ensinar as futuras gerações sobre a preservação da fauna e da flora, pois se trata de uma questão de sobrevivência, além de ser um direito constitucionalmente garantido.

Da CDDA, estiveram presentes na homenagem, a Presidente e a 2º Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da OAB-CE, Lucíola Cabral e Geórgia Melo, respectivamente; a Secretária-Geral, Amanda Duarte; e os membros: Úrsula Salcedo e Dayse Montenegro.