A OAB Ceará entregou a 92 advogados e advogadas aprovados no Exame de Ordem a tão sonhada carteirinha. Durante a solenidade, que aconteceu nesta segunda-feira (28), foram apresentados os serviços prestados pela OAB, além de ações concretas já realizadas, como a implementação dos serviços da Caixa Econômica Federal na sede da Ordem e a ação movida contra a CAGECE.

Erinaldo Dantas, presidente da Seccional, aproveitou o ensejo para reforçar a constante luta em defesa das prerrogativas da classe. “A OAB tem um núcleo de prerrogativas que está disponível 24 horas para atendê-los, justamente por sabermos que essa profissão que escolhemos é árdua e cheia de desafios. O importante é não desistir. Contem sempre com esta Casa”.

O momento também foi de convite aos recém-ingressos à Ordem a participarem de algumas das mais de 80 Comissões Temáticas existentes, a fim de contribuir com a classe e com a sociedade. “Precisamos de uma advocacia participativa, engajada, atuante e que contribua com as mais variadas questões que nos competem, priorizando sempre a defesa do estado democrático de direito e da sociedade civil”, comentou Erinaldo.

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional e Conselheiro Federal da OAB-CE, Hélio Leitão, falou sobre a necessidade de continuar aprimorando o conhecimento sobre o Direito e a importância do Exame de Ordem. “Esse momento é de reconhecer os seus esforços. Porém, aqui não se encerra a fase de estudos, e sim, mais do que nunca, recomeça. Temos que continuar em busca de conhecimento e o principal: nos pautar pela ética”.

O recém-advogado Yuri Alves, afirmou que é a realização de um sonho, um início de uma nova jornada. “Passamos cinco anos na graduação. Agora é procurar se especializar e nunca parar de estudar. Isso é o coroamento de um ciclo, e vamos iniciar uma nova jornada agora com força total. É uma honra muito grande fazer parte da OAB”, afirmou emocionado.

O Secretário-Geral Adjunto da OAB Ceará, David Peixoto, fez um discurso frisando a importância da família na trajetória árdua da graduação e, além disso, pediu aos presentes para sempre agradecerem aos familiares pelas oportunidades oferecidas ao longo de suas vidas. David Peixoto finalizou sua fala com um poema do cearense Bráulio Bessa, que dizia “Pelas vezes que eu pude aprender as lições que nenhuma escola ensina, pelas curas sem usar de medicina, pelo pão que me deram de comer, pelas vezes que mesmo sem saber, fui guiado seguindo seus sinais. Vou pintar com a cor da gratidão, os cabelos prateados dos meus pais”.

Na ocasião, Sávio Aguiar, Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), apresentou os serviços e benefícios oferecidos pela Caixa à classe. Já o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Andrei Aguiar, contou sobre o trabalho desenvolvido pela Escola e reforçou a importância de dar esse suporte acadêmico e intelectual para a advocacia.

Compuseram a mesa: O Presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o Secretário-Geral Adjunto, David Peixoto; o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional e Conselheiro Federal da OAB/CE, Hélio Leitão; a Vice-Presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social, Alessandra Crescêncio; o Presidente da Comissão de Matrizes Energéticas, Mercado de Capitais e Commodities, Eugênio Lima; o Presidente da Comissão de Seleção, Eduardo Brasil; os advogados Raimundo Furtado e Arnaldo Lemos, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Sávio Aguiar; O Presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Andrei Aguiar.