Na trama de William Shakespeare, em Henrique VI, parte 2, o açougueiro Dick the Butcher sugeriu ao líder rebelde Jack Cade que: “A primeira coisa a se fazer é: matar todos os advogados”. Trazendo para a realidade, é muito comum pessoas movidas por insatisfação de acontecimentos em nosso País, acusarem ou questionarem o trabalho do advogado. Mas, somente quando precisam de um profissional para salvaguardá-los, passam a reconhecer o valor dessa profissão.

Advogado valorizado é um cidadão respeitado! Queremos que a sociedade saiba que pode se sentir segura em buscar um advogado caso ela tenha algum problema, seja na questão contratual, administrativa, trabalhista, criminalista, enfim.

O Direito é um terreno fértil e amplo, que abraça mentes de todos os gostos. Certa vez, o importante jurista e político brasileiro, Rui Barbosa, destacou que “o advogado é menos necessário em tempos de calmaria”. Aqui, destaco: chegou o momento de firmarmos, de uma vez por todas, a nossa condição de indispensáveis à justiça, à proteção do Estado Democrático de Direito e de reforçarmos o orgulho em sermos advogados e advogadas.

Este é um assunto sempre presente na pauta de todo o sistema OAB, mas que tem recebido uma atenção destacada em função de repetidos casos de desrespeito ao exercício profissional, nas mais diversas áreas, e em todos os cantos do País. Tivemos a aprovação da lei de abuso de autoridade, mas há muito o que se obter. Na seccional cearense, também estamos na luta contra a aprovação da PEC 108/2019; realizando atos de desagravo público; defesa da advocacia criminal; combate à publicidade irregular; respeito aos honorários advocatícios, dentre outros.

Em meio a tantas disputas, precisamos cumprir a missão indispensável e indelegável de sermos guardiões de valores perenes que transcendem ideologias, partidos ou correntes políticas e que devem ser defendidos pelo bem do conjunto da sociedade. Somente pelo intermédio de um operador do Direito é possível se fazer justiça. Diuturnamente e permanentemente, estamos nos dedicando ao enfrentamento das questões necessárias ao fortalecimento e defesa da profissão. Assim, buscamos mostrar, para cada cidadão e cidadã, que valorizando o advogado, está, também, valorizando os seus direitos sociais.