O lançamento da III Conferência Nacional da Mulher Advogada que será realizada em Fortaleza, no Ceará, nos dias 5 e 6 de outubro de 2020, foi feito, nesta terça-feira (1),  pelo presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz. Na ocasião, uma comitiva do Conselho Federal da OAB formada pelo vice-presidente, Luiz Viana, o Secretário-Geral, Alberto Simonetti; e a pela presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, foi recebida pelo presidente da Seccional Cearense, Erinaldo Dantas, a diretoria da casa, conselheiros federais e estaduais, membros do conselho jovem, além de presidentes e membros de comissões temáticas da OAB Ceará.

O Tema da III Conferência Nacional da Mulher da OAB será Igualdade, Liberdade e Sororidade. Este evento é, historicamente, um dos maiores realizados pelo Sistema OAB e acontece somente uma vez a cada triênio. Segundo Erinaldo Dantas, a Seccional Cearense, fica muito honrada em receber integrantes do Conselho Federal para fazer um anúncio tão importante. “O Ceará se sente muito honrado em sediar um evento desse porte, especialmente porque aqui é um local onde, infelizmente, temos vários casos de violência contra a mulher. O Estado do Ceará ainda é marcado pelo preconceito. Por isso que essa conferência é tão importante, não só para as mulheres, mas para todos que defendem a igualdade e condições igualitárias de trabalho”, destacou.

Em sua fala, Felipe Santa Cruz agradeceu à OAB Ceará por contribuir, de modo efetivo através da gestão do presidente Erinaldo Dantas, para que a instituição exerça o seu papel perante a advocacia e a sociedade. “O nosso papel é resistir dentro da institucionalidade. Não é resistir ideologicamente ou partidariamente, não, é garantir que o arcabouço jurídico, construído com sacrifício de muitas pessoas que vieram antes de nós, seja mantido. Precisamos de trabalho, humildade, pacificação, porque esse é o legado que nos será cobrado no futuro, diante desse momento de dificuldade. A OAB tem a obrigação de ser vanguarda e de construir um processo político, onde jovens e mulheres, efetivamente, tenham o seu espaço”, afirmou categoricamente.

Atualmente, as mulheres correspondem a 49,9% dos inscritos nos quadros da Ordem. Em seu discurso, Daniela Borges afirmou que o Brasil é país que tem a terceira melhor lei de enfrentamento à violência contra a mulher. Mas, ao mesmo tempo, é o quinto país do mundo onde mulheres morrem por serem mulheres. Ela também fez questão de citar que o Conselho Federal da OAB aprovou, nessa gestão, um provimento vanguardista que estabelece a negação de inscrição, àqueles que cometerem violência contra a mulher, nos quadros da Ordem. Daniela Borges afirmou que o objetivo é realizar a melhor conferência da história da OAB. “Digo isso respeitando o legado que a gente recebeu e acho que esse é o desafio de todos nós: ir o mais longe que pudermos, usando as ferramentas que tivermos. Com ajuda e o envolvimento do Conselho Federal e da OAB Ceará, temos tudo para fazer da Conferência um marco”, declarou.

“O papel da OAB transcende os muros da entidade e assume o compromisso moral e estatutário, a defesa da sociedade na democracia”, foi o que afirmou no início de sua fala a vice-presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa. Ela destacou o papel relevante que vem sendo feito pelas comissões temáticas e que permitem à Ordem o desenvolvimento da cidadania, aproximando a população da advocacia. “Agradeço o privilégio de integrar a diretoria da OAB Ceará ao lado do Erinaldo Dantas, cuja administração se propõe a primar pela ação e viabilização das oportunidades para efetivar a representatividade feminina qualificada nos espaços da Secional Cearense. Não tenho dúvida de que com o engajamento de todos, vamos realizar uma conferência nunca antes vista aqui”, concluiu.

No final do evento, a Comissão da Mulher da Advogada da OAB Ceará presenteou o presidente Felipe Santa Cruz com uma caricatura, obra do artista cearense Valber Benevides.