Na última terça-feira (01), o Conselheiro Federal da OAB-CE e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Hélio Leitão, realizou uma visita ao Escritório de Direitos Humanos Dom Aluísio Lorscheider, junto com os presidentes das Comissões de Direitos Humanos e Direito Ambiental, Virgínia Porto e João Alfredo.

O escritório, vinculado a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, foi um projeto de autoria do advogado João Alfredo, e tem como objetivo proteger os direitos sociais de moradia e violação de direitos humanos em relação à cidade. De acordo com Virginia Porto, “Fomos conhecer a sistemática de atendimento à população, assim como as demandas realizadas no local. Sabemos a importância que o escritório tem, principalmente das causas como violação de direitos humanos que acontecem em transportes públicos, moradias, na liberdade de ir e vir e de acessibilidade”, afirmou.

Durante o encontro, foram traçadas estratégias de atuação conjunta entre a Comissão Nacional de Direitos Humanos e o Escritório Dom Aluísio Lorscheider. Segundo Hélio Leitão, a motivação da visita foi estreitar relações para um benefício social. “Conhecemos o escritório e a forma como ele atua na defesa dos Direitos Humanos. É uma grande contribuição em prol da causa, da promoção, afirmação e defesa dos Direitos Humanos”, ressaltou.

Para João Alfredo, “A visita deu-se pelo propósito de buscar um apoio maior da Câmara para o escritório. São estratégias que serão coordenadas por Hélio Leitão e Virgínia Porto”, disse.
Na ocasião, o advogado Claudio Silva, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE e representante do o Escritório Dom Aluísio Lorscheider, contextualizou a situação do escritório, definindo que, futuramente, serão articulados projetos que visam beneficiar ambas as Instituições. Contudo, ficou acordado que será necessário agendar uma reunião com a coordenadora Larissa Gaspar, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, para viabilizar novos projetos.