Neste sábado (19), a Passeata Saúde Rosa percorreu alguns quilômetros entre a Academia Ayo Fitness, que fica na Avenida Chanceler Edson Queiroz, 100, no bairro Patriolino Neto, e a Sede da OAB Ceará, na Avenida Washington Soares, 800, no bairro Guararapes. Um evento de conscientização sobre importância dos cuidados físicos e da atividade física no combate ao câncer de mama, realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, com apoio da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, e do Movimento Outubro Rosa.

Após a caminhada, os participantes se reuniram no auditório da OAB para um bate papo. Nesse momento, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, afirmou que a OAB tem conseguido encampar várias ações com o intuito de apoiar e reforçar a campanha de prevenção ao câncer de mama. “Temos uma grupo especial que realiza um trabalho dentro dos presídios com mulheres encarceradas. Levantar a bandeira do outubro rosa, pra gente é essencial”, afirmou.

Segundo Valéria Mendonça, do Movimento Outubro Rosa, as ações de conscientização já acontecem a 11 anos no nosso Estado e de um modo muito especial tem alcançado cada vez mais pessoas. “O advoca-se, por exemplo, é um grande compromisso. Esse ano, decidimos defender o SUS com toda a nossa força. Queremos fazer valer o Plano Estadual de Oncologia. O Ceará está na luta contra o câncer de mama”, declarou.

Em sua fala, Josie Picanço, do Movimento Mulheres do Brasil, destacou que as atitudes de auto cuidado devem perpassar o outubro rosa. “Entendemos que nossa ação de atenção à saúde, conosco e com o nosso próximo, faz toda a diferença no resultado. Quanto antes houver diagnóstico, maior é a chance de vencer a doença”, concluiu.