A OAB-CE, através da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CEMCA), participou na segunda-feira (4), da abertura da XIV Semana Nacional da Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, com o tema “Conciliação: todo dia, perto de você”.

A solenidade ocorrida na sede do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), contou com a presença da presidente da CEMCA, Suzyanne Pessôa, a qual destacou sobre a importância dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos – Conciliação e Mediação – em instituições, como o Poder Judiciário. “Estas iniciativas demonstram o empenho do Tribunal em propiciar resoluções mais céleres e eficazes dos conflitos, e que, a cada ano, vem evoluindo em números”, afirmou.

Além disso, a Ordem foi elogiada pela Desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, por suas iniciativas e projetos para a difusão dos Métodos Adequados de Resolução de Conflitos, mostrando-se um importante parceiro na construção de uma cultura de paz. Na oportunidade, a Desembargadora ressaltou que, desde 2006, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implementou a iniciativa, muitos avanços foram observados. “Nesses 14 anos, percebemos uma maior conscientização da sociedade de que ela mesma pode resolver seus problemas com a Mediação do Poder Judiciário para auxiliar nessa tarefa. A parte é livre para escolher e terminar o processo quando quiser, aplicando uma solução mais inteligente. Ao mesmo tempo, observamos que as políticas públicas de Mediação e Conciliação estão se firmando”, disse.

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE) contabiliza 12.913 audiências agendadas até a próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, sendo 3.652 na Capital e 9.261 no Interior.

Participaram da abertura da XIV Semana Nacional da Conciliação a Presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-CE, Suzyanne Pessôa de Paula; a Supervisora e Coordenadora do Nupemec, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves e Andréa Pimenta Freitas Pinto, respectivamente; o Corregedor-Geral da Justiça do Ceará, desembargador Teodoro Silva Santos, as juízas Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo (diretora do FCB), e Ana Kayrena da Silva Freitas (Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc da Comarca de Fortaleza); o juiz e presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), José Maria dos Santos Sales ; o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios; o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana;e a Defensora Pública Denise Sousa Castelo.

Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.