A Solenidade de posse do novo Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2020-2021, Manuel Pinheiro, ocorreu nesta segunda-feira, 6 de janeiro. Sendo o candidato mais votado pelos membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com 262 votos, Manuel Pinheiro teve o anúncio de sua posse foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana, que também se fez presente na cerimônia ocorrida na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

O procurador-geral de Justiça recém-empossado fez jus, em seu discurso, à sua veia acadêmica ao remontar às origens do significado do termo “promotor de Justiça” no Brasil e em comparação a outros países. “O Ministério Público tem um papel importantíssimo na história brasileira em uma crise marcada pela perda do sentimento da fraternidade. Nunca se viu tantas manifestações de ódio, nos parlamentos, nos tribunais, nos templos, nas escolas, nas empresas. Devemos ajudar a reduzir as tensões e os conflitos e eu estou convicto de que o Ministério Público pode reconciliar a sociedade brasileira, nos mantendo unidos apesar de todas as diferenças. Sejamos justos e leais à Constituição”, declarou Manuel Pinheiro.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, foi convidado a compor mesa no evento, e salientou esperar que a Justiça, não só neste ano de 2020, mas como todos os anos, possa fazer o seu papel de defender os interesses sociais, individuais e coletivos. “Desejo um bom trabalho para o novo Procurador. Não será uma tarefa fácil, com toda certeza, mas almejo que exerça uma luta diária pelo cumprimento da lei e da Constituição Federal, em prol da sociedade”, afirmou Dantas.

Também compuseram a mesa da cerimônia a procuradora de Justiça Idelária Linhares, presidente do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Nailde Pinheiro; o deputado estadual Fernando Santana; o procurador-geral de Justiça recém empossado, Manuel Pinheiro; o ex-procurador-geral de Justiça Plácido Rios, entre outras personalidades.