Com o objetivo de difundir e explicar o que são direitos culturais, para que se possa identificá-los e buscá-los no cotidiano, além de debater sobre cultura, a Comissão de Direitos Culturais (CDCULT) da OAB-CE, irá lançar o primeiro programa do podcast da Comissão, que falará sobre carnaval, no dia 19 de fevereiro. A proposta de fazer os podcasts nasceu em uma das reuniões mensais da Comissão no ano de 2019 e, desde então, vem sendo organizado e estruturado com envolvimento dos membros. Vale lembrar que o podcast será mensal, lançado sempre na terceira quarta-feira de cada mês.

“Gravamos o primeiro programa da nossa série de podcasts no espaço Cultural A Casa é Sua, no dia 13 de fevereiro. Tivemos como tema o Carnaval, devido a proximidade com a festa. Nossos convidados foram Cristiano Simão, um dos membros da Comissão e integrante do Maracatu Nação Iracema, e Marcos Gomes, um dos dirigentes do Maracatu Az de Ouro,o mais antigo do estado”, informou o presidente da CDCULT, Paulo Maranhão. No primeiro programa foi conversado sobre o cotidiano dos Maracatus Cearenses, o início e suas formações, as simbologias do maracatu, dificuldades enfrentadas pelas agremiações, entre outros pontos. Além disso, também participou da gravação do programa a jornalista Ana Rabelo, que além de auxiliar com a questão técnica da produção, também apresentou o programa junto com o presidente da Comissão.

Paulo Maranhão informou que todos da CDCULT estão muito felizes em dar início ao novo projeto, que conta com o envolvimento e colaboração dos membros, onde pretende-se debater temas relacionados à cultura, direito e direitos culturais. Ele enfatizou ainda que “acredito que estejamos sendo pioneiros na gravação de podcasts dentro da OAB Ceará. Espero que as outras Comissões também lancem de acordo com seus temas, estando assim a OAB Ceará na vanguarda mais uma vez”, completou o presidente da CDCULT.