Com o intuito de qualificar e auxiliar o ensino jurídico na capital cearense, bem como trabalhar as metodologias ativas e reforçar sua importância nas diretrizes curriculares, a OAB-CE, por meio da Comissão de Ensino Jurídico, promoveu o primeiro minicurso sobre “Ensino participativo contextualizado: Como fazer?”, ministrado pela professora Jana Brito.

Em uma troca contínua de experiências, a fim de buscar novas diretrizes para o ensino jurídico, a Professora e Doutora Jana Brito apresentou o método de integração e aprendizado entre professor e aluno. A “metodologia participativa” ou “metodologia ativa”, compreende na utilização de diversas ferramentas para planejar, elaborar e avaliar projetos de ensino para estudante.

De acordo com a Professora e Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE, Vanessa Oliveira, os professores da educação jurídica devem se desapegar do “contexto bancário”, afirmando que, é através desse método que o educador ira mediar sua aproximação com o aluno. “Devemos adotar uma postura e uma atuação mais dialética com o alunado, não só com a tecnologia de aplicativos, mas também, através de outros meios tradicionais de metodologias. É tanto que essa nova postura se tornou na verdade uma obrigação, a cada aula que se inicia, tenho que saber quais as habilidades devo desenvolver para o meu aluno”, comentou.

Podcast, artigos, seminários e estudos de casos são exemplos de avaliações dessa metodologia, pois exercer tais práticas facilitam a associação e assimilação do conteúdo. “Eu não posso obrigar o meu aluno a estudar, mas eu tenho que prepará-lo para o mercado de trabalho, para a advocacia; e existem diversas ferramentas para trabalhar em cima disso”, relatou a professora Jana Brito. Sobre a metodologia ativa, Jana ainda afirma que não é algo difícil para se aplicar, mas que “as vezes não cabe no nosso contexto, contudo, é um método eficiente e que ajuda a trazer o conhecimento na prática, proporcionando o ganho de habilidades para o aluno. Além disso, é excelente pois você passa a conhecer o perfil de cada estudante”, comentou.

O minicurso “Ensino participativo contextualizado: Como fazer?”, ocorreu na sexta-feira (14), e posteriormente será promovido mais três outros encontros a fim de debater melhor o tema.