Em meio à situação de emergência e quarentena em consequência da pandemia do novo coronavírus, a Arquidiocese de Fortaleza, através das Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDPDH) e Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, mobilizam-se na arrecadação de doações para auxiliar populações em situação de vulnerabilidade, com a Campanha “Eles e elas precisam de nós para se proteger”. A ação tem apoio da OAB-CE através do projeto OAB Solidária, com participação das Subsecções de Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

Através da campanha, será reforçado o acompanhamento da Arquidiocese aos migrantes, pessoas em situação de rua, catadores, povos e comunidades tradicionais. As doações realizadas serão revertidas em itens de alimentação e higiene para este público, que enfrentam um momento ainda mais delicado com a propagação do COVID-19. Dos 4.321 casos confirmados no país, segundo boletim divulgado na última segunda-feira (30) pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa), o estado já alcança o número de 359 casos, com Fortaleza concentrando 338 desses.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, explica que o contato para o apoio à campanha foi feito através do presidente da Cáritas de Fortaleza, Pe. Luís Fernando Cabral, no sentido de colaborar com o trabalho junto à população vulnerável. “A ideia é que a gente possa ajudar essa população que está tão fragilizada neste momento, não só aqui em Fortaleza, mas também no interior do Estado, trabalhando de mãos dadas com a Cáritas, a Pastoral Migrantes, a Pastoral Povo da Rua e diversas Paróquias. Nós vamos também somar esforços na arrecadação de material de limpeza, material de higiene e especificamente donativos, alimentos, para que a gente possa colaborar como Ordem e como advogados e advogadas. Então, para nós é uma honra poder somar esforços com a Cáritas, organismo da Igreja que promove esse serviço de solidariedade”, destaca. Christiane aponta ainda que já está sendo estruturada a participação de todas as Comissões da Seccional Alencarina na campanha.

Para a secretária regional da Cáritas Ceará, Patrícia Amorim, a parceria está se dando de uma forma muito interessante no sentido de divulgar a campanha e construir a possibilidade com outros projetos de solidariedade. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas compreendam que neste momento é importante a gente ficar em casa, mas também que a gente pode ser solidário com outras pessoas de outras formas. Além da situação da pandemia do coronavírus, as chuvas que ocorreram na última semana motivaram outras demandas das famílias que estão desabrigadas, que tiveram suas casas destruídas, como na cidade de Hidrolândia, que faz parte da Diocese de Sobral, onde a gente junto com a Subsecção de Sobral estamos contribuindo para que famílias tenham acesso a alguns gêneros alimentícios, roupas, colchões e também vários materiais, o que demonstra realmente a sensibilidade da população”, defende.

Participe, faça sua doação – As doações deverão ser feitas através da conta bancária da Pastoral do Povo da Rua – Associação Serviço Voluntário ao Irmão de Rua:
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 2793-6
CONTA CORRENTE: 120.465-3
CNPJ: 10.945.649/0001-39

Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

Fundada em 15 de outubro de 1967, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e integra a rede Cáritas Brasileira com sede em Brasília. Tem como objetivo de promover e animar o serviço de solidariedade ecumênica libertadora, participar da defesa da vida, da organização popular e da construção de um projeto de sociedade a partir dos excluídos e excluídas, contribuindo para a conquista da cidadania plena para todas as pessoas.