A Comissão de Estudos em Direito Penal (CEDP) da OAB-CE realizará uma live no dia 26 de maio, às 19h, onde abordará o tema “Autonomia das Polícias Judiciárias” na rede social Instagram, através do perfil @comissaoestudosemdireitopenal.

O debate será apresentado pelo presidente da CEDP, Matheus Braga; e pelo Delegado de Polícia, professor universitário e mestre em políticas públicas, Leonardo Barreto. Os principais pontos abordados na live serão a importância de uma polícia autônoma e independente no âmbito de um Estado Democrático de Direito, a relevância dos trabalhos de investigação no cenário brasileiro, como ocorrem as investigações no âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará, entre outros.

“É importante que todos nós tenhamos conhecimento acerca do papel institucional das polícias judiciárias (Civil e Federal), cuja autonomia é fundamental para o desenvolvimento de seus trabalhos”, salientou o advogado”, afirmou Matheus Braga, presidente da CEDP. Ele disse ainda que “o tema (autonomia das polícias judiciárias) ganhou bastante destaque nos últimos dias, depois do pronunciamento do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, em que fora suscitado o interesse do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de interferir nas investigações desenvolvidas no âmbito da Polícia Federal, o que – se confirmado for – é algo bastante grave!”, enfatizou.

Para participar das discussões propostas na live, enviar perguntas e propor outros temas para o debate, basta acessar o perfil @comissaoestudosemdireitopenal.