A OAB de Sobral, por meio da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social (CDPAS) da Subsecção, oficiou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo José Rolim Guimarães, sobre a inconsistência do sistema “INSS Digital” e a plataforma “Meu INSS”.

O documento afirma que as plataformas “INSS Digital” e “Meu INSS” encontram-se há mais de uma semana apresentando diversas inconsistências, além de passarem por uma severa instabilidade. Os problemas apresentados vão desde a impossibilidade de anexar documentos, passando pela dificuldade de acessar a carta de concessão de benefício e histórico de crédito até a obstrução no momento de fazer “login”.

“Neste momento de pandemia, é essencial que sistemas virtuais das instituições estejam funcionando com presteza. Não ter o funcionamento pleno de forma adequada acaba gerando um prejuízo muito grande para nós, a advocacia. Por isso, nós oficiamos o INSS para que possam verificar essa inconsistência no sistema que está sendo constante, infelizmente”, salientou o presidente da Subsecção de Sobral, Rafael Ponte.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social, Domitila Machado Mesquita, afirma esperar “que sejam tomadas providências em caráter de urgência para a realização de reparações técnicas necessárias ao retorno do funcionamento regular dos sistemas informados, de modo que a situação não perdure e continue a causar ainda mais prejuízos aos interessados”, destacou.

O ofício foi emitido no dia 16 de maio, e assinado pelo presidente da OAB Sobral, Rafael Ponte, e pela presidente da CDPAS, Domitila Machado Mesquita.