O regimento interno do Conselho Consultivo OAB Jovem foi aprovado com unanimidade durante a 2ª Sessão Ordinária (Telepresencial) do Conselho Seccional, nesta quinta-feira (25). O processo teve como relator o tesoureiro adjunto da OAB-CE e conselheiro estadual, Fernando André Martins.

Em seu voto, é possível destacar que a jovem advocacia é objeto da mais elevada atenção pela Ordem dos Advogados do Brasil, não apenas pela numerosa representatividade, a qual alcança aproximada metade dos inscritos nesta Seccional, mas, principalmente, “pelos desafios e dificuldades que se apresentam no início da jornada e que exigem irrestrito apoio de sua entidade de classe. Diante das transformações, com as evoluções e retrocessos da sociedade, a jovem advocacia deve ser voz ativa na construção de ideias e projetos, e colaborar continuamente na defesa de seus ideais”.

A minuta do Regimento Interno, vinculado ao seu funcionamento, com o escopo de promover a legitimidade necessária e pertinente do órgão, foi criada ainda em meados de 2015 e, até então, sem regulamentação própria.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, celebra a representatividade e atuação do Conselho Jovem diante deste marco histórico. “Eu fico imensamente honrado por essa conquista tão significativa ser alcançada na atual gestão. Após quase sete anos de criação do conselho jovem, estamos fazendo história com essa aprovação. A jovem advocacia tem e sempre terá todo o meu respeito e admiração. Desejo ver sempre o brilho no olhar desses jovens e poder contar com suas contribuições para a Ordem e para a sociedade”, argumentou.

Para o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Timóteo Fernando, essa é a maior conquista de todos os tempos para a jovem advocacia. “Hoje é um dia histórico para o Conselho Jovem. Nosso regimento interno foi aprovado e esse é um passo muito importante pelo qual lutamos há bastante tempo”, afirmou.

O Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da OAB-CE, Bruno Ellery, que já fez parte do Conselho Jovem desta casa, congratulou todos os jovens advogados e advogadas pela grande conquista. “A vitória é de todos. Reafirmo o meu compromisso em contribuir sempre com os propósitos da jovem advocacia. O resultado do trabalho conjunto virá. É importante que todos entendam a relevância deste Conselho Jovem e o quanto ele pode contribuir para a classe! Demos um grande passo nesta quinta-feira”, comemorou.

A sessão virtual contou com a audiência de vários Conselheiros Jovens que prestigiaram a votação. “Momento realmente histórico para Jovem Advocacia. Nós debatemos muito esse assunto e votamos de forma unânime para essa discussão chegar ao Conselho Seccional. Sem dúvidas, é um momento de grande alegria e acredito que em nossa primeira pauta presencial, iremos comemorar ainda mais a aprovação”, disse Fernanda Duarte.

Para o conselheiro jovem, Jeronnico Cândido, muitos duvidaram da aprovação do regimento, mas hoje, o compromisso firmado anteriormente foi cumprido. “É um momento importante, que marca toda a luta e dedicação dos jovens dentro da Ordem.  Vencemos juntos!”, salientou.