A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Calvino Pereira da Silva, servidor da Instituição há 58 anos.

Nascido em 02 de abril de 1944, Calvino Pereira era casado e deixa dois filhos e dois netos. Pela Ordem, iniciou sua carreira no dia 1° de agosto de 1962, aos 18 anos, vindo de Russas, a 165 quilômetros da Capital. Passou por 24 gestões, conheceu os primeiros advogados do Ceará, foi testemunha ocular da evolução da OAB e trilhou o seu caminho sempre com um sorriso estampado no rosto. Um verdadeiro admirador da sétima arte, também era membro da Academia Cearense de Cinema (ACC).

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, decretou luto oficial por três dias. “Uma perda irreparável e que para sempre estará guardado em nossos corações. Calvino era um verdadeiro patrimônio humano da nossa Instituição, que diariamente nos preenchia com o seu caloroso abraço, amizade e grandes lembranças. Decreto o luto oficial e que seja seguido o protocolo de falecimento de um ex-presidente da Ordem dos Advogados”.

Em razão do legado de relevantes serviços prestados à classe dos advogados, por mais de 50 anos, e à preservação de sua memória, o presidente da Ordem Alencarina, nomeou, através da portaria n° 74/2020, o memorial da OAB Ceará, idealizado e construído pelo servidor falecido, como MEMORIAL CALVINO PEREIRA. “Tão logo possível, estaremos eternizando esse grandioso homem, profissional e amigo”, destacou Dantas.

“A história é o único liame que liga o presente ao passado. Talvez até se exista sem história. Mas não se pode viver sem ela. Pois viver também é rememorar o passado, cainhando pelas trilhas da história. O presente se torna mais belo com os fatos do passado. Toda história tem o seu início. E toda história tem o seu fim”, Calvino Pereira da Silva.

Homenagens

“Calvino pôs sua vida a serviço da OAB, mais de cinquenta anos dedicados à instituição. Primava pelo profissionalismo e fidalguia com que tratava a todos. Era muito estimado por todos. Sua lembrança ficará gravada na memória afetiva da classe. Indelevelmente”, Hélio Leitão, ex-presidente da OAB Ceará triênio 2004/2009

“O carinho com que seu Calvino recebe a todos nós advogados é gratificante”, afirmou o presidente da Secional Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, ex-presidente da OAB Ceará triênio 2010/2015

Memorial do Advogado

O Memorial do Advogado, teve como anfitrião Calvino Pereira, que montou o museu peça a peça, foto a foto, disponibilizando utensílios pessoais e de arquivos encontrados em acervos. “Alguns utensílios utilizados por ele mesmo como o mimeógrafo da década de 1970 que “custava algo semelhante a um Volkswagen zero Km (Fusca). Tive que fazer um curso para usá-lo”, conta Calvino.

História

Calvino também deixa mais um legado: a história da OAB contada em um site. Cuidadosamente pensando e aprovado na gestão 2019/2021, a página desenvolvida contém informações como prefácio, instalações de diretorias, conselhos e muito mais.

Acesse: http://historia.oabce.org.br/